Sociedade Bíblica de Portugal

Páscoa no Antigo Testamento

A Páscoa ou Pessach é a festa mais importante do Antigo Testamento. Nessa ocasião, os israelitas recordam o êxodo do Egito, conforme descrito em Êxodo 12: 1-28. A palavra Pessach é derivada do verbo hebraico para "passar por cima". Isto refere-se ao anjo que “passou” pelas casas dos israelitas durante a décima praga, garantindo que apenas os filhos mais velhos dos egípcios morressem.

Nisan

A Páscoa começa na véspera do décimo quarto dia do mês de Nisan (março / abril). A festa dura sete dias, sendo o primeiro e o último dia, dias nos quais o trabalho é proibido ( Levítico 23: 7-8). Nos dias intermediários, é permitido o trabalho inevitável. Ainda assim, o foco de todos os dias da festa é a lembrança do êxodo. 

Festa dos pães asmos

A Páscoa tem sua origem na festa dos pães asmos. Esta festa era um festival agrícola que acontecia no início da colheita da cevada. Para esta celebração, todo o fermento era removido das casas e o povo comia pão achatado, não-fermentado. Isto simbolizava um novo começo. Em Êxodo 12 já é feita a ligação entre a Páscoa e a festa dos pães asmos.

Êxodo

No livro de Êxodo, a Páscoa está ligada ao êxodo do Egito e à libertação da escravidão. Durante esta celebração, os israelitas deviam comer pães asmos e cordeiro assado. Ambos são um símbolo da grande pressa com que os israelitas tiveram de fugir do Egito, nessa altura. Não houve tempo para deixar o pão crescer e o cordeiro teve de ser assado inteiro.

Festival de peregrinação

A Páscoa também é uma festa de peregrinação. Como em outras festas, a descrição da Pessach também inclui uma chamada para se apresentarem perante o Senhor, motivo pelo qual todos viajam até ao templo, em Jerusalém.

 

A Bíblia menciona duas outras festas de peregrinação: a festa das Semanas e a festa das Tendas ( Êxodo 23: 14-17).

 

No período do segundo templo (entre 515 a.C. e 70 d.C.), muitos judeus viajavam em peregrinação, a partir dos países vizinhos a Jerusalém, para fazerem as suas ofertas no templo, por ocasião de um desses festivais. 

Páscoa nos dias de hoje

Atualmente, a celebração da Páscoa começa com a Seder, a ceia em casa. Antes da Seder, a casa é limpa de cima abaixo e tudo o que contém fermento tem de ser removido. A refeição festiva ocorre em casa, de acordo com uma liturgia definida por histórias, orações, canções e rituais.

 

O Cântico dos Cânticos é lido nas sinagogas. Simboliza o amor de Deus pelo seu povo.

Passagens bíblicas relacionadas

Êxodo 12 Êxodo 23.14 - Êxodo 23.17

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.8
Siga-nos em: