Sociedade Bíblica de Portugal

Levedura

A levedura (ou fermento) é uma massa velha (azeda) usada para ajudar a massa nova a crescer.

Fermento durante as festas

Durante a Pessac ou a Festa dos Pães Asmos, os israelitas não tinham permissão para comer pão preparado com fermento, mas apenas “pães sem fermento”.

Na Festa dos Pães Asmos, o fermento era um símbolo para um novo começo. Na Páscoa, o pão sem fermento era um símbolo da grande pressa com que os israelitas deixaram o Egito.

O fermento como metáfora

O fermento também foi usado simbolicamente no Novo Testamento. Paulo diz em 1 Coríntios 5:6-8:

“Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa? Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós. Pelo que façamos festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os asmos da sinceridade e da verdade. ”

Paulo quer dizer que as nossas pequenas ações (fermento) podem ter grandes consequências .

E Jesus compara o reino dos céus com "O Reino dos céus é semelhante ao fermento que uma mulher toma e introduz em três medidas de farinha, até que tudo esteja levedado." ( Mateus 13:33 e {% Lucas 13:20-21% }). Novamente, o texto quer mostrar-nos que algo muito pequeno pode tornar-se muito grande.

 

 

 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.10
Siga-nos em: