Sociedade Bíblica de Portugal

A Pesca no Tempo de Jesus

Na região em que Jesus vivia e trabalhava - nos arredores do Lago da Galileia- a pesca era uma fonte importante de rendimento para muita gente. Os discípulos de Jesus eram pescadores, por exemplo. Dados arqueológicos e a informação constante do Novo Testamento permitem-nos formar uma imagem nítida do que era a realidade da pesca no tempo de Jesus.

Vários métodos de pesca

No primeiro século d.C., havia vários métodos de pesca que em vários aspetos não mudaram muito ao longo do tempo:

  • Com uma rede. Os pescadores usavam redes de arrasto, redes de cerco, e armadilhas. 
  • Com linha e anzol. O anzol consiste de um pedaço de metal ou de osso com uma ponta aguçada.O isco era preso a essa ponta para atrair o peixe. A linha de pesca com o anzol era então atirada à água e quando o peixe mordia, a linha era recolhida. Em Mateus 17:27, Jesus diz a Pedro para lançar a linha de pesca. 
  • Usando um arpão, que era uma vara de madeira do tamanho de um homem encimada por uma ponta de metal rebarbada. O pescador tentava arpoar o peixe e outras criaturas marinhas para os apanhar. 

Onde pescavam?

A pesca acontecia principalmente no Mar Mediterrâneo, no Lago da Galileia, no Lago Hula a norte de Israel, e no rio Jordão, mas não no Mar Morto.
A cidade de Tiro, na costa mediterrânica, também era conhecida pela pesca (Ezequiel 26:14). Os comerciantes de Tiro também vendiam o seu peixe na Porta do Peixe em Jerusalém (Neemias 3:3 e Neemias 13:16).

O que pescavam?

Em geral, a pesca era adaptada ao que as pessoas comiam. As pessoas só comiam criaturas aquáticas que tivessem escamas e barbatanas. Espécies sem escamas, como moluscos e lagosta, eram vistas como impuras e eram proibidas pelas leis dietárias em  (Levítico 11:10 e Deuteronómio 14:10). É provável que Jesus se estivesse a referir a criaturas aquáticas impuras quando falou dos peixes que «não prestam» em Mateus 13:48.
A apanha no Mar da Galileia consistia provavelmente de sardinha, barbela (um peixe tipo carpa) e tilápia.

O Peixe de São Pedro

A tilápia também é conhecida como o «peixe de São Pedro». A razão para tal pode ser encontrada em Mateus 17:27, onde se conta a história de como Pedro apanha um peixe com uma moeda dentro da boca (ainda que a história narrada não mencione o tipo de peixe).

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.12
Siga-nos em: