Sociedade Bíblica de Portugal

Rede de Pesca

Na época de Jesus, o método principal de pesca era com rede. Isto podia ser feito de três maneiras diferentes: com uma rede de arrasto, uma tarrafa ou uma armadilha.

Rede de arrasto

Em Mateus 13: 47-48 Jesus compara o reino dos céus com uma rede de arrasto. Uma rede de arrasto era uma rede grande, com cerca de trezentos metros de comprimento. Nas extremidades, tinha três a quatro metros de altura e no meio, cerca de oito metros. Na água, o fundo da rede era puxado para baixo com pesos de chumbo, enquanto o topo era sustentado por flutuadores de cortiça. De cada lado, a rede afunilava até um ponto, com cordas presas.

Para espalhar a rede de arrasto, metade da tripulação navegaria para o lago ou para o mar, enquanto a outra metade ficava na praia e segurava o fim de uma das cordas. O barco avançava lago adentro até a rede estar esticada. Depois, o barco navegava de volta para a costa descrevendo um arco amplo. Em seguida, os pescadores na praia puxavam a rede cheia de peixes para a praia. A rede também podia ser puxada para dentro do barco.

Rede de Cerco

Quando Jesus chama os seus discípulos em Marcos 1: 16-18,estes estão a lançar as suas redes ao lago. Uma rede de cerco era uma rede redonda, com cerca de cinco a sete metros de circunferência, com uma corda no centro e pesos de chumbo no exterior. O pescador na praia ou no barco segurava a corda e lançava a rede à água com um movimento circular. O ato de atirar fazia com que a rede se espalhasse e caísse como um tipo de pára-quedas no lago. Os pesos garantiam que chegava até ao fundo. O pescador puxava a corda, fechando a rede como uma sacola e puxava a rede cheia para dentro do barco.

Armadilha

Uma armadilha consistia em duas ou três camadas de redes, as redes externas com uma malha maior e a interna com uma malha mais fina (por onde o peixe não conseguia passar). Os peixes nadavam até à rede externa, empurrando a rede interna pelo lado oposto da rede externa, e assim eram apanhados na armadilha.

As armadilhas eram colocadas verticalmente na água e mantidas no lugar por flutuadores na superfície da água e uma corda com pesos de chumbo no fundo. Os pescadores colocavam as suas armadilhas à noite, para garantir que o peixe não via a armadilha. Tentavam fazer fugir o peixe em direção às redes batendo na água com os remos. De manhã, recolhiam as armadilhas novamente. Sabemos que as armadilhas eram montadas à noite pelo que Simão Pedro diz em Lucas 5: 4-5. Quando Jesus pede que ele lance as redes durante o dia, Simão Pedro objeta que não conseguiram pescar nada durante toda a noite.

Cuidar das redes

Após a pesca, as redes eram limpas, secas e reparadas (ver Mateus 4: 21). Eram feitas de linho ou algodão, por isso era importante deixá-las secar muito bem. Se uma rede fosse mantida em bom estado de conservação, poderia durar uma ou duas épocas de pesca.

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.8
Siga-nos em: