Sociedade Bíblica de Portugal

Instrumentos Musicais

Na Bíblia, são mencionados vários instrumentos musicais, principalmente no livro de Salmos

Nomes e ilustrações

Às vezes, não é fácil determinar a que instrumento musical se refere o texto. Conhecemos os nomes dos instrumentos mencionados na Bíblia, temos ilustrações e outras informações que nos foram fornecidas pelas escavações arqueológicas. No entanto, nem sempre é claro qual nome corresponde a qual ilustração. 

Tipos de instrumentos musicais

Há vários tipos de instrumentos musicais que são mencionados na Bíblia, particularmente no Livro dos Salmos:

  • instrumentos de corda (como a lira, o alaúde e a harpa). Os instrumentos de corda eram os mais comuns. Eram usados ​​tanto durante as celebrações (dentro e fora do templo) quanto para as cerimónias de luto.
  • instrumentos de percussão (como o tambor e o címbalo). Os címbalos em particular eram usados ​​no templo.
  • instrumentos de sopro (como a buzina do carneiro, a flauta dupla e a trombeta). Estes instrumentos eram usados ​​para avisar as pessoas ou para convocá-las, embora também fossem usados para produzir música no templo.

Orquestras

No Antigo Testamento, há grupos de instrumentos musicais que são mencionados regularmente, por exemplo, os chifres de carneiro ', as harpas, os tamborins, as flautas e os címbalos ( 1 Samuel 10: 5 e Salmos 150). Parece, portanto, que juntos estes instrumentos formariam uma orquestra.

Em Daniel 3: 15, também encontramos uma lista de vários instrumentos musicais. Os nomes que usados​ são emprestados do grego. Portanto, nesta passagem, encontramos a provável descrição de uma orquestra do período helenístico (de cerca de 350 aC até o início da era comum).

Passagens bíblicas relacionadas

Salmos 150 Daniel 3.10 Daniel 3.15

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.8
Siga-nos em: