Sociedade Bíblica de Portugal

Cabras e Ovelhas

A paisagem e o clima de Israel eram eminentemente adequados para a criação de cabras. As cabras comem principalmente folhas e folhagens e, portanto, podem sobreviver em áreas secas e desérticas, onde não há muita erva. Também têm grande facilidade em movmentar-se em terrenos rochosos.

Manter ovelhas era menos simples. As ovelhas têm algumas especificidades que as cabras não têm e comem principalmente erva. As ovelhas também preferem pastar em vales planos, em vez de vaguear por áreas rochosas. Por isso, era mais difícil para os pastores encontrar um local adequado para o seu rebanho.

Cabras

As cabras eram mantidas para carne e leite, mas também por causa do pêlo. O pêlo de cabra era usado para tecer tendas e capas quentes ou para encher almofadas e selas (Êxodo 35:26). A pele da cabra era usada para fazer tapetes e peças de roupa. Além das ovelhas, as cabras eram um dos animais de sacrifício mais importantes.

Ovelhas

As ovelhas eram mantidas principalmente por causa da lã, mas também para a carne, leite, pele e chifres. A lã era usada para fazer roupas e havia um comércio animado de lã de ovelha. As ovelhas eram tosquiadas após a estação de pastoreio de verão.
 

Os chifres de carneiro eram usados ​​como jarros (por exemplo, para óleo) e como instrumentos musicais (o ”chifre de carneiro”). Pedaços do chifre foram usados ​​como cabos de faca e para fazer jóias. Os cordeiros eram frequentemente reservados para cerimónias de sacrifício.

Ovelhas de cauda gorda

As ovelhas da Israel antiga eram provavelmente “ovelhas de cauda gorda”, uma raça com caudas gordas nas quais armazenam gordura durante anos de abundância, para precaver os períodos mais magros. A cauda de ovelha era comida em Israel como uma iguaria ( Êxodo 29: 22).

Cabras e ovelhas juntas

Havia vantagens em manter cabras e ovelhas juntas no mesmo rebanho. As cabras procuram ativa e intencionalmente comida, enquanto que as ovelhas são tímidas e dóceis e tendem a ficar juntas. As cabras também têm um melhor sentido de orientação do que as ovelhas. Por esse motivo, o pastor certificava-se de que as cabras andavam à frente das ovelhas, para que pudessem definir o rumo destas.

Cabras e ovelhas separadas

Às vezes era necessário separar as ovelhas das cabras, por exemplo, se as cabras precisassem de ser ordenhadas. Para separar os animais, o pastor usava o seu cajado, direcionando as ovelhas para um lado e as cabras para o outro. Um texto que se refere a isso mesmo é Mateus 25: 32.


 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.17.10
Siga-nos em: