Sociedade Bíblica de Portugal

Arco e Flecha

O arco e flecha era uma arma usada comummente na antiguidade. Era uma arma igeira e portanto fácil de carregar. Outra vantagem era o facto de se poder atingir o inimigo a uma certa distância.
 

Uso do arco e flecha

Os arcos eram usados por soldados a pé, e também por soldados em carros de guerra. Era frequente os defensores de uma cidade dispararem setas flamejantes sobre um inimigo que se aproximasse. Por vezes, estas setas incendiárias eram disparadas contra os aríetes e outras armas de cerco, com o intuito de os incendiar.

Tipos de arco

Originalmente, os arcos eram triangulares e feitos de uma só peça de madeira. Os habitantes da Mesopotâmia foram os primeiros a usar um arco compósito, feito de camadas de madeira ligadas umas às outras por pedaços de chifre. Tinha entre 75 a 105 cm de comprimento. A corda era feita de tendões de animal ou tripa, ou então de linho. Este tipo de arco era mais poderoso e tinha maior alcance de tiro. O mesmo arco compósito era usado, tanto em Israel como nos  países vizinhos, a partir da Idade do Bronze tardia (1550-1200 a.C).

Flechas

A ponta da flecha era feita de pedra ou de metal, muitas vezes bronze ou ferro, com três lâminas e por vezes uma barbela. A haste das flechas era feita de madeira ou junco. Eram postas penas na extremidade posterior da flecha, bem como um engaste que mantinha a flecha no sítio, na corda do arco. 

Aljava

Os arqueiros carregavam as flechas numa aljava de couro. Esta era cilíndrica e um pouco mais curta do que as flechas, de modo a poderem ser alcançadas com facilidade. Cabiam entre 20 a 30 flechas na aljava, que era usada a tiracolo, com uma alça de couro. 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.17.10
Siga-nos em: