Sociedade Bíblica de Portugal

Batalha

Geralmente, as batalhas aconteciam entre dois exércitos, em campo aberto. O exército era normalmente dividido em várias subdivisões, a fim de atacar o oponente de lados diferentes.

Preparação

Antes do início da batalha, os dois exércitos montavam acampamento num local propício à defesa. A partir daí, colocavam-se em formação para a luta. Soldados com lanças e escudos eram colocados na frente; atrás deles, arqueiros e soldados com fundas, para protegerem os outros soldados.

 

1 Samuel 17: 1-3 descreve como os exércitos de Israel e dos filisteus estavam estacionados em duas colinas opostas. Daí, entraram em formação. A batalha aconteceria no vale, ao meio.

Carros de guerra

Os israelitas não tinham carros de guerra até a época de Salomão, mas os seus oponentes costumavam ter. É por isso que era melhor para os israelitas colocarem-se num lugar mais alto, onde carros e cavalos não podiam alcançá-los. Estes carros só eram práticos ​​quando lutavam numa planície.

De acordo com 1 Reis 10: 26, o rei Salomão certificou-se de que os israelitas tivessem carros de guerra, tal como os seus inimigos.

A batalha

No início da batalha, sopravam num chifre de carneiro. Então o exército carregava, com altos brados.

Quando os exércitos ainda estavam distantes um do outro, eram usadas fundas, lanças e arco e flechas ​​para matar o inimigo. Em seguida, partiam para o combate corpo a corpo, para o qual se usavam principalmente espadas, lanças e maços.

Por vezes, tentavam cercar os soldados inimigos, para que não pudessem escapar. De acordo com 2 Samuel 5: 22-25, foi assim que David derrotou os filisteus no vale de Refaim.

 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.12
Siga-nos em: