Sociedade Bíblica de Portugal

Muralha da Cidade

Já na Idade do Bronze, antes da monarquia, muitas cidades cananeias era fortificadas com muralhas e portões. Muitas destas cidades permaneceram ativas mesmo durante a Idade do Ferro, no tempo dos reis de Israel e Judá. 

Construção da muralha

As muralhas da cidade eram feitas de tijolo ou pedra. A camada inferior podia também ser feita de terra. As paredes da muralha podiam chegar aos 10 metros de espessura.As ameias eram colocadas frequentemente no topo das muralhas. As paredes eram reforçadas com torreões, a partir dos quais se podia atingir o adversário. 
Por causa da grande espessura das muralhas da cidade, era frequentemente possível acrescentar mais um andar provido de salas no topo da muralha. De acordo com o relato em Josué 2:15, Raab morava num destes andares, na muralha de Jericó. 

As muralhas da cidade até ao século IX

Até ao século IX a.C., as muralhas da cidade eram frequentemente do género da casamata. As casamatas eram constituídas por duas paredes construídas a cerca de 1,5 a 2 metros de distância uma da outra, aproximadamente. Eram ligadas uma à outra por paredes transversas, criando assim estreitas salas interiores. Estes espaços eram normalmente preenchidos com refugo, para os fortificar. No entanto, por vezes eram usados como armazéns, ou até como divisões adicionais às casas construídas junto às muralhas. 
A vantagem deste tipo de muralha era que não era necessário usar muito material para as construir, o que as tornava menos dispendiosas.  

As muralhas da cidade a partir do século VIII

A partir do século VIII a.C., as cidades de Israel ficaram debaixo de uma cada vez maior ameaça por parte dos assírios. As muralhas em casamata não eram fortes o suficiente para resistir às investidas dos aríetes e de outras máquinas de guerra. Nos séculos VIII e VII, as muralhas passaram a ser sólidas. muitas vezes com protuberâncias e indentações várias.  

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.12
Siga-nos em: