Sociedade Bíblica de Portugal

Vinho (Produção)

O vinho é feito de uvas, o fruto da videira. Em Israel, havia também muitos terrenos adequados para a produção de vinho. Mesmo nas áreas com pouca chuva, como o deserto de Neguev, havia vinhedos.

Colheita de uvas

As primeiras uvas amadureceram em junho, mas a maior parte da colheita ocorria entre julho e setembro. Os cachos de uvas eram cortados um a um com uma faca ou uma foice.

Prensa para o vinho

A prensa para o vinho geralmente ficava perto da vinha. Consistia numa calha rasa, geralmente escavada no chão rochoso. Uma família podia ter uma pequena prensa de vinho, mas havia também grandes prensas comunitárias, usadas por várias famílias ou por toda a vila.

Pisar as uvas

As uvas eram esmagadas pisando-as com os pés descalços. Isto rebentava a casca das uvas e deixava o sumo sair. Na borda da prensa, havia uma pequena calha que permitia que o mosto caísse numa tigela ou jarra.

Para evitar que os que pisavam as uvas escorregassem durante a prensagem das uvas, havia frequentemente uma engenhoca de madeira acima da prensa, com cordas penduradas nas quais eles podiam segurar.

Amadurecimento do vinho

Após o esmagamento, o mosto era armazenado em odres, feitos de pele de animal. Depois de vários dias, o mosto começava a fermentar, iniciando o processo de transformar os açúcares em álcool e o mosto em vinho. Este processo levava cerca de seis semanas.

 

Passagens bíblicas relacionadas

Marcos 12.1 - Marcos 12.9 Marcos 2.22

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.17.10
Siga-nos em: