Sociedade Bíblica de Portugal

Arado

Antes que um agricultor possa semear, o terreno tem de ser arado. Arar o solo faz com que ele se torne mais solto, de modo a que a semente possa penetrar mais fundo na terra. 

Arar antes de semear

Primeiro, o lavrador removia todas as pedras do terreno. Essas pedras eram frequentemente usadas para construir um murete à volta do terreno. Durante a aragem do solo, o arado criava um sulco no solo com quase 30 centímetros de profundidade. As sementes eram espalhadas neste sulco. 

Relha de arado

O arado consistia de uma relha de metal ligada a um ou dois cabos de madeira que permitiam que o lavrador conduzisse o arado. A relha era uma lâmina chata e triangular que era empurrada contra o solo com a extremidade virada para baixo. A relha era feita de metal, o que lhe permitia penetrar no solo pedregoso e endurecido. Na antiguidade, este metal era o bronze, e a partir de 1200 a.C passou a usar-se o ferro. 

Por vezes, era o próprio lavrador quem empurrava ou puxava o arado. No entanto, na maior parte das vezes havia um ou dois bois, ou burros, que faziam esse trabalho, arrastando o arado pelo campo fora. 

A relha de arado como metáfora

A relha, ou a lâmina do arado, era usada na Bíblia como um símbolo do tempo de paz. A imagem oposta é a da espada, como símbolo de guerra. 

Em Isaías 2:4 e em Miqueias 4:3 é anunciado que espadas serão convertidas em relhas de arado, e as lanças em podadeiras (na tradução ARA). Isto indica que haveria um tempo de paz e justiça. Por outro lado, Joel 3:10 é uma chamada às armas: “Forjai espadas das vossas enxadas e lanças das vossas foices” (podadeiras).

Arar depois de semear

Por vezes, os campos eram arados de novo depois da sementeira. Isto fazia-se para garantir que quaisquer sementes que tivessem sido espalhadas fossem devolvidas à terra. As sementes que fossem deixadas à superfície poderiam ser comidas pelos pássaros, ou poderiam secar com o sol forte. 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.8
Siga-nos em: