Sociedade Bíblica de Portugal

Graça de Deus

Deus escolhe relacionar-se com os seres humanos e permanecer ligado a eles. Segundo a Bíblia, a graça é a base da conexão entre Deus e a humanidade. Podemos definir a graça como a escolha de Deus de olhar com bondade para as pessoas, mesmo que elas não mereçam.

Perdão é possível, uma vez após outra

No Antigo Testamento, a graça de Deus expressa-se especialmente na aliança que faz com Israel. Deus dá-se a conhecer a Moisés como um “Deus cheio de compaixão e piedade, que não se irrita facilmente e que mostra grande amor e fidelidade” ( Êxodo 34: 6). Isto não significa que Deus nunca pune ({Êxodo 34: 7%}). Mas como a aliança é baseada na graça, o perdão é sempre possível ( Salmo 130: 7).

No Novo Testamento, a graça está frequentemente ligada ao perdão que Jesus trouxe (por exemplo Efésios 1: 7). Como resultado, a graça de Deus está disponível para todos, mais ainda do que antes.

Presente e tarefa

A graça de Deus não é apenas um presente, mas também uma tarefa: porque Deus é gracioso, as pessoas também devem mostrar graça entre si ( Êxodo 22: 26). No Novo Testamento, o termo "dons do Espírito Santo" deriva da palavra "graça". Esses dons também são vistos como uma forma de graça, um dom de Deus para edificar a comunidade.

Gratuito e em troca de nada

Por toda a Bíblia, é evidente como Deus perdoa as pessoas pela sua graça e tem boas intenções em relação a elas:

“O Senhor respondeu:“«Passarei diante de ti com toda a minha majestade e hei de apresentar-me diante de ti com o nome de Senhor. Concederei a minha misericórdia a quem eu quiser e terei compaixão de quem eu entender.» ( Êxodo 33: 19)

“Porque o Senhor não é daqueles que rejeitam alguém para sempre.Mesmo se faz sofrer, não deixa de amar porque é grande a sua bondade. ”( Lamentações 3: 31-32)

“Todos pecaram e estão privados da glória de Deus. Mas pela sua bondade imerecida, Deus os justifica gratuitamente por meio de Jesus Cristo que os libertou do poder do pecado.”( Romanos 3: 23-24)

Uma ponte entre Deus e o Homem

De acordo com a Bíblia, Deus é santo, rigoroso e justo. Mas as pessoas nem sempre vivem uma vida santa e justa. Assim, pode desenvolver-se uma distância entre Deus e o Homem. A graça de Deus garante que Deus e o Homem ainda assim permanecem ligados. 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.8
Siga-nos em: