Sociedade Bíblica de Portugal

Amor entre as Pessoas

O amor é uma das emoções mais fortes conhecidas pelos seres humanos. Na nossa própria vida, podemos experimentar a necessidade de estarmos com outra pessoa e um sentimento de cuidado para com os outros. Por exemplo, dentro de uma família, numa amizade ou num relacionamento amoroso.

Estas emoções também têm o seu lugar nas histórias e livros da Bíblia. Em muitos textos, Deus chama as pessoas a viverem juntas em amor. Encontramos várias descrições do amor entre as pessoas.

Amor e amizade

Na Bíblia, encontramos histórias de amor entre as pessoas, tanto nas famílias quanto nas amizades. Exemplos disso incluem o amor de Rute pela sua sogra Noémi ( Rute 4: 15) e a amizade entre Jónatas e David ( 1 Samuel 18: 1).

O casamento também surge na Bíblia. Como regra, não há referência à necessidade explícita de amor para que haja casamento. No entanto, há menção ao amor na história do casamento entre Isaac e Rebeca: “Então Isaac levou Rebeca para a tenda em que sua mãe Sara havia morado, e ela se tornou sua esposa. Isaac amava Rebeca”. ( Génesis 24: 67). O rei Assuero também amava Ester quando a tomou por esposa ( Ester 2: 17).

O mandamento mais importante: amar uns aos outros

Na Bíblia, as pessoas são chamadas a amar o próximo. Jesus diz que este é o mandamento mais importante:

“Amarás o teu próximo como a ti mesmo: Eu sou o Senhor ”({Levítico 19: 18%})

“Deixo-vos agora um mandamento novo: amem-se uns aos outros. Assim como eu vos amei, é preciso que se amem também uns aos outros. Se tiverem amor uns aos outros, toda a gente reconhecerá que são meus discípulos. ”( João 13: 34-35)

‘’Que o vosso amor seja sincero. Detestem o mal e pratiquem o bem. Amem-se como irmãos e ponham os outros sempre em primeiro lugar”( Romanos 12: 9-10)

Paulo coloca em palavras o que é o amor na sua Primeira Carta aos Coríntios:

“O amor é paciente e prestável. Não é invejoso. Não se envaidece nem é orgulhoso. O amor não tem maus modos nem é egoísta. Não se irrita nem pensa mal. O amor não se alegra com uma injustiça causada a alguém, mas alegra-se com a verdade. O amor suporta tudo, acredita sempre, espera sempre e sofre com paciência. ”( 1 Coríntios 13: 4-7)

Cântico dos Cânticos

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.12
Siga-nos em: