Sociedade Bíblica de Portugal

Contentamento

Algumas pessoas nunca estão satisfeitas e querem sempre mais ou melhores coisas, como um carro melhor, mais amigos, mais dinheiro ou uma casa maior. Nunca estão contentes.

Também existem pessoas que se contentam com a sua situação, mesmo que ainda tenham desejos. Estas pessoas vivem numa atitude de satisfação.

Descontentamento

Descontentamento não é o mesmo que indiferença ou fatalismo. Quando algo não está certo, podemos tomar uma atitude e trabalhar para melhorar a situação. Lucas 18: 1-18, por exemplo, conta a história de uma mulher que volta sempre a um juiz para defender os seus direitos. O salmista, no Salmo 43, também pede a Deus para defender a sua causa ( Salmo 43: 1). Ninguém deve se contentar com a injustiça. No entanto, a Bíblia critica as pessoas que estão sempre a querer mais quando já têm o suficiente.

David é rico e tem muitas esposas, mas ainda dorme com a esposa de um de seus soldados. Então o profeta Natan visita o rei e conta uma história sobre um agricultor rico que leva a ovelhinha do seu vizinho. Isso mostra claramente a David que o que ele fez está errado ( 2 Samuel 12: 1-9%).

Eclesiastes 6: 6-9 diz que a vida é inútil se tudo o que queremos é ficar mais ricos e não nos contentamos com o que temos.

Satisfação dos indivíduos

A Bíblia também costuma ser negativa em relação à ganância, mas positiva em relação à necessidade de nos contentarmos com o que temos. Não devemos procurar segurança no dinheiro ou nas posses, mas confiar em Deus.

“A paz de espírito favorece a saúde; a inveja até os ossos corrompe” ( Provérbios 14: 30)

“Quando viemos ao mundo não trouxemos nada. E quando formos embora também nada podemos levar. Se tivermos alguma coisa que comer e com o que nos vestir, é quanto basta. ”( 1 Timóteo 6: 7-8)

“ Não permitam que a paixão ao dinheiro vos domine. Contentem-se com o que têm, porque o próprio Deus nos prometeu: 'Nunca te deixarei nem te abandonarei.' É por isso que pdoemos dizer confiadamente:

“ O Senhor é quem me ajuda:

não tenho medo de nada!

Que mal me poderão fazer os homens? ”” ( Hebreus 13: 5-6)

Satisfação de Deus

Quando é que Deus está satisfeito? O que é que precisamos de fazer para agradar-Lhe? Podemos ler sobre isso no Livro de Miqueias, onde é dito que Deus não é um Deus de "mais, mais, mais". Deus fica satisfeito se vivermos uma vida boa e justa e seguirmos os seus mandamentos:

“Gostará o Senhor que eu lhe ofereça milhares de carneiros ou de rios de azeite? Devo oferecer-lhe o meu filho mais velho, para poder expiar os meus crimes e pecados? Homem! O Senhor já te revelou o que estava bem; o que ele exige de ti é que pratiques a justiça, que sejas fiel e leal e que obedeças humildemente a Deus.”( Miqueias 6: 7-8%)

 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.17.10
Siga-nos em: