Sociedade Bíblica de Portugal

Descobre-Estudo F

VÊ POR TI MESMO

O viés de confirmação é a tendência para interpretar novas evidências como uma
confirmação daquilo em que já acreditamos ou das nossas teorias. Na tua opinião, porque é que as pessoas às vezes resistem a questionar e a mudar as crenças que já têm?

De que tipo de provas precisarias para mudares de opinião acerca de alguma coisa?

CONTEXTO HISTÓRICO

Jesus sofreu uma morte terrível: acusado de blasfémia, foi crucificado porque afirmou ser o Filho de Deus. Além disso, ele insistiu em dar a sua vida desta maneira para que a sentença de Deus pelos pecados dos outros recaísse sobre ele. Mas agora ele está morto e num túmulo que nem sequer é dele. A vida que ele oferecia não passava de palavras? Será este o fim do movimento que Jesus criou? Pelo menos é o que acham os discípulos dele. De luto e com medo, eles escondem-se, incertos quanto ao seu próprio futuro agora que Jesus está morto. José de Arimateia e Nicodemos sepultaram
o corpo no túmulo da família do primeiro. O costume era envolver o corpo em especiarias, cobri-lo com linho e selá-lo no túmulo até que a carne apodrecesse. Cerca de um ano depois, os restos seriam recuperados e transferidos para um segundo local de sepultamento (um ossário). Lá a história de Jesus teria terminado; um Messias morto não era, de todo, um Messias. Mas cá estamos nós hoje, ainda a falar dele...

1- Imagina como os discípulos se estariam a sentir nos dias após a morte de Jesus. Que reflexão poderiam ter feito sobre os últimos três anos com Jesus? Quais seriam os seus pensamentos acerca do futuro?

2- Maria vai ao túmulo e descobre que a grande pedra que tinha sido colocada à entrada para impedir que alguém roubasse o corpo foi deslocada. Qual é a conclusão a que ela chega acerca do que aconteceu ao corpo?

3- Pedro e o outro discípulo chegam ao túmulo e descobrem que o corpo desapareceu, tal como Maria tinha dito. Quais são as possíveis explicações?


4- O que achas que o outro discípulo vê no túmulo que o convence de que não se trata de um simples assalto ao túmulo, mas de algo mais?

5- Maria permanece fora do túmulo. Qual é a causa da sua angústia? Lê os versículos 11-15: a que possibilidades está ela recetiva? O que a convence de que Jesus está vivo?

6- ​Celso, o filósofo pagão, ridicularizou os cristãos por terem uma “mulher histérica” como testemunha-chave da ressurreição. Ele não era o único; nesta época, o testemunho de uma mulher não era juridicamente válido. O que é que o facto de Jesus ter escolhido aparecer vivo pela primeira vez a Maria nos dá a entender acerca da sua pessoa? Será que nos diz algo acerca da fiabilidade do relato de João?

7- Os discípulos estão agora escondidos e temem pelas suas vidas. De repente reparam que Jesus está ali no meio deles. Quais as conclusões a que chegam depois de o verem? Qual é, para ti, a importância de Jesus lhes mostrar as mãos e o tronco?

8- Qual foi a reação de Tomé? Achas que é uma resposta razoável? Explica porquê.

9- Tomé é claramente cético em relação às afirmações dos discípulos sobre terem visto Jesus. O que foi que o persuadiu a mudar de ideias?

10- Porque será que Tomé vai além de aceitar que Jesus está vivo e afirma crer que ele é Deus (“Meu Senhor e meu Deus!”)? Talvez seja útil recuar ao nosso primeiro estudo, especificamente à citação de Isaías 25 que diz o que Deus faria quando viesse ao mundo.


11- ​Qual é a resposta de Jesus à adoração de Tomé? O que nos diz isso acerca de Jesus?

As palavras de Jesus a Tomé no versículo 29 podem ser uma leve repreensão; Tomé
devia ter acreditado no que os discípulos lhe disseram. Jesus aponta para o facto de, no futuro, as pessoas irem acreditar sem ver

12- Existe alguma diferença entre acreditar sem ver e acreditar sem evidência? Qual o efeito que João espera que o seu livro tenha em nós, os leitores?


O QUE SIGNIFICA ISTO PARA NÓS?

João mostra-nos pessoas que são céticas e não esperam a ressurreição. Maria, os discípulos, Pedro, Tomé... Todos foram confrontados com provas e desafiados a mudar, por completo, o seu modo de pensar. À medida que chegamos ao final do relato de João sobre a vida de Jesus, há alguma coisa que te esteja a impedir de aceitar a ressurreição e de crer que Jesus é o Cristo e o Filho de Deus e de receber a vida que ele prometeu?

Versículos


Passagens bíblicas relacionadas

João 20

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.12
Siga-nos em: