Trazemos as pessoas à Bíblia

Promovendo projetos de interação e Animação Bíblica e Cultural - iniciativas que ajudam os vários públicos a interagirem com a Bíblia, tais como:

O Concurso Bíblia Moov: um concurso de vídeo, pensado para promover a interação bíblica mediante o uso dos novos suportes de comunicação entre os jovens. Equipas dos 12 aos 27 anos criam um video no máximo de 5 minutos subordinado ao tema Bíblico do concurso.

O Projeto Bíblia em Ação: uma banda desenhada com a história de Jesus para distribuição gratuita às crianças nas escolas, acompanhada por uma Exposição sobre história de Jesus e ainda um programa de KidsGames (aprendizagem pela Experiência) em cooperação com o Ready Set Go.

Exposições temáticas que podem ser apresentadas em escolas, igrejas, centros culturais, etc., sobre temas relevantes como:

  • Entre o sofrimento e a Esperança: o que diz a Bíblia sobre sofrimento e esperança
  • Quem é Jesus? (Bíblia em Ação)
  • As selfies da Reforma: Uma resenha histórica ilustrada por selos - (exposição filatélica)
  • O Tesouro mais precioso (vida e obra do tradutor João Ferreira d’Almeida)
  • Violência, dá-lhe a volta! – quando a Bíblia questiona a nossa violência- (bullying nas escolas)
  • Bíblia em festa – O que é a Bíblia? Quais os seus conteúdos? Como chegou até nós?
  • Eklogia – ekklesia (igreja), logos (palavra) e ecologia – a ecologia e a Bíblia

Exposições de Bíblias é uma coletanea de até 100 objetos antigos e contemporâneos que, além da globalização do texto bíblico, mostra a diversidade de traduções, línguas, as diferentes edições e os novos suportes que hoje dão visibilidade às Escrituras.

A par das exibições das exposições temos a oferta de um programa de Conferências temáticas destinado a segmentos de público diferenciado com o objetivo de aprofundar quer os assuntos abordados nas exposições quer outros temas que sejam relevantes na atualidade.

As Oficinas de Leitura da Bíblia é um instrumento de (re)aproximação dos leitores e dos ouvintes à Bíblia. Pretende-se angariar novos leitores para a Bíblia e renovar o interesse pela leitura naqueles que já a leem. Do mesmo modo deseja-se que seja também uma (re)descoberta da audição do texto bíblico como uma experiência tanto pessoal como comunitária. Mais do que ler, trata-se de saber dizer, ler “para que ouçam” de modo a que as Escrituras sejam lidas através dos ouvidos. 

E ainda o Dia da Bíblia que tem por objetivo: celebrar a Palavra no seio das comunidades cristãs; cultivar a nossa gratidão a Deus e aos muitos que deram a sua vida para que tivéssemos acesso a ela e renovar o compromisso pessoal com a Bíblia e a sua centralidade na vida da igreja.
 

Esta área de  Animação Bíblica e Cultural (ABC) é uma área de ação da Sociedade Bíblica que tem como propósito: trazer as pessoas à Bíblia. Embora a maioria dos portugueses afirme possuir uma edição da Bíblia, todavia, ela ainda é muito desconhecida entre nós. Por isso, estamos comprometidos em criar e promover iniciativas que ajudem os vários públicos a interagirem com a Palavra de Deus. 
Procurando ir ao encontro dos seus interesses e necessidades pretendemos: 

  1. Celebrar a Palavra com as comunidades cristãs; 
  2. Criar pontes entre a Bíblia e as pessoas secularizadas; 
  3. Promover a interação de todos com a Bíblia. 

Valorizando a Bíblia como património comum e de interesse geral privilegiando o espaço público, frequentemente não-religioso, onde se procura ir ao encontro das pessoas, optando sempre por estratégias simples, criativas e interessantes numa linguagem acessível.

Utilizamos cookies de acordo com o nossa Política de Privacidade, respeitamos a privacidade dos seus dados.[ocultar mensagem]