O altar do incenso
1E FARÁS um altar para queimar o incenso: de madeira de cetim o farás. 2O seu comprimento será de um côvado, e a sua largura de um côvado; será quadrado, e de dois côvados a sua altura, dele mesmo serão as suas pontas. 3E com ouro puro o forrarás, o seu teto e as suas paredes ao redor, e as suas pontas; e lhe farás uma coroa de ouro ao redor. 4Também lhe farás duas argolas de ouro debaixo da sua coroa; aos dois lados as farás, de ambas as bandas: e serão para lugares dos varais, com que será levado. 5E os varais farás de madeira de cetim, e os forrarás com ouro. 6E o porás diante do véu que está diante da arca do testemunho, diante do propiciatório, que está sobre o testemunho, onde me ajuntarei contigo. 7E Aarão, sobre ele, queimará o incenso das especiarias; cada manhã, quando põe em ordem as lâmpadas, o queimará. 8E, acendendo Aarão as lâmpadas à tarde, o queimará: este será incenso contínuo perante o Senhor, pelas vossas gerações. 9Não oferecereis sobre ele incenso estranho, nem holocausto, nem oferta; nem tão-pouco derramareis sobre ele libações. 10E uma vez no ano, Aarão fará expiação, sobre as pontas do altar, com o sangue do sacrifício das expiações; uma vez no ano fará expiação sobre ele, pelas vossas gerações: santíssimo é ao Senhor.
O resgate da alma
11Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo: 12Quando tomares a soma dos filhos de Israel, conforme à sua conta, cada um deles dará ao Senhor o resgate da sua alma, quando os contares; para que não haja entre eles praga alguma, quando os contares. 13Isto dará todo aquele que passar ao arrolamento: A metade de um siclo, segundo o siclo do santuário (este siclo é de vinte óbolos); a metade de um siclo é a oferta ao Senhor. 14Qualquer que entrar no arrolamento, de vinte anos e acima, dará a oferta ao Senhor. 15O rico não aumentará e o pobre não diminuirá da metade do siclo, quando derem a oferta ao Senhor, para fazer expiação pelas vossas almas. 16E tomarás o dinheiro das expiações dos filhos de Israel e o darás ao serviço da tenda da congregação; e será para memória aos filhos de Israel, diante do Senhor, para fazer expiação pelas vossas almas.
A pia de cobre
17E falou o Senhor a Moisés, dizendo: 18Farás, também, uma pia de cobre, com a sua base de cobre, para lavar; e a porás entre a tenda da congregação e o altar; e deitarás água nela. 19E Aarão e seus filhos nela lavarão as suas mãos e os seus pés. 20Quando entrarem na tenda da congregação, lavar-se-ão com água, para que não morram, ou quando se chegarem ao altar para ministrar, para acender a oferta queimada ao Senhor. 21Lavarão, pois, as suas mãos e os seus pés, para que não morram: e isto lhes será por estatuto perpétuo, a ele e à sua semente, nas suas gerações.
O azeite da santa unção
22Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo: 23Tu, pois, toma para ti das principais especiarias, da mais pura mirra, quinhentos siclos, e de canela aromática, a metade, a saber, duzentos e cinquenta siclos, e de cálamo aromático, duzentos e cinquenta siclos, 24E de cássia, quinhentos siclos, segundo o siclo do santuário, e de azeite de oliveiras, um hin. 25E disto farás o azeite da santa unção, o perfume composto, segundo a obra do perfumista: este será o azeite da santa unção. 26E, com ele, ungirás a tenda da congregação, e a arca do testemunho, 27E a mesa, com todos os seus vasos, e o castiçal, com os seus vasos, e o altar do incenso, 28E o altar do holocausto, com todos os seus vasos, e a pia, com a sua base. 29Assim santificarás estas coisas, para que sejam santíssimas: tudo o que tocar nelas será santo. 30Também ungirás a Aarão e seus filhos, e os santificarás, para me administrarem o sacerdócio. 31E falarás aos filhos de Israel, dizendo: Este me será o azeite da santa unção, nas vossas gerações. 32Não se ungirá com ele a carne do homem, nem fareis outro semelhante, conforme à sua composição: santo é, e será santo para vós. 33O homem que compuser tal perfume como este, ou que, dele, puser sobre um estranho, será extirpado dos seus povos.
O incenso santo
34Disse mais o Senhor a Moisés: Toma especiarias aromáticas, estoraque, e ónica, e gálbano; estas especiarias aromáticas e o incenso puro de igual peso; 35E disto farás incenso, um perfume segundo a arte do perfumista, temperado, puro e santo; 36E dele moendo, o pisarás, e dele porás diante do testemunho, na tenda da congregação, onde eu virei a ti; coisa santíssima vos será. 37Porém, o incenso que farás, conforme à composição deste, não o fareis para vós mesmos; santo será para o Senhor. 38O homem que fizer tal como este para cheirar será extirpado do seu povo.