Descendentes de Rúben
1Rúben foi o filho mais velho de Israel, mas perdeu os seus direitos de primogénito por ter dormido com uma das mulheres de seu pai. Esses direitos passaram para os descendentes de José, que também era filho de Israel. 2Como quer que seja, foi a tribo de Judá que se tornou a mais poderosa e foi dela que saiu um chefe para todas as outras tribos, apesar de os direitos de primogénito pertencerem a José. 3Os filhos de Rúben foram: Henoc, Palu, Hesron e Carmi.
4Os descendentes de Joel em linha direta foram Chemaías, Gog, Simei, 5Mica, Reaías, Baal 6e Bera, que foi chefe dos rubenitas e que foi levado para o cativeiro por Tiglat-Falasar, rei da Assíria.
7Os parentes de Bera, chefes de famílias que figuram nos registos foram: Jeiel, Zacarias 8e Bela, filho de Azaz e neto de Chema, da família de Joel. Esta família viveu em Aroer e o seu território ia até ao monte Nebo e à cidade de Baal-Meon. 9A oriente, ocupavam o território que se estende até aos limites do deserto que os separava do rio Eufrates, pois os seus rebanhos tinham aumentado muito na região de Guilead. 10No tempo do rei Saul, os rubenitas fizeram guerra aos agarenos. Derrotaram-nos e ocuparam a parte oriental da região de Guilead.
Descendentes de Gad
11Os descendentes de Gad habitavam em frente deles na região de Basã, alargando-se o seu território até à cidade de Salca. 12Joel foi o primeiro. Depois foi Chafan, Janai e Chafat. 13Os outros chefes de famílias foram: Micael, Mechulam, Cheba, Jorai, Jacan, Zia, Héber, sete ao todo. 14Os fundadores destas famílias eram descendentes de Abiail, que tinha por antepassados em linha direta Uri, Jaroa, Guilead, Micael, Jessicai, Jado e Buz. 15Aí, filho de Abdiel e neto de Guni, era o chefe destas famílias. 16Habitavam em Guilead e Basã, com as suas aldeias e possuíam os campos de pastagens de Saron até aos seus últimos limites. 17Todos foram inscritos nos registos, no tempo de Jotam, rei de Judá e de Jeroboão, rei de Israel.
18As tribos de Rúben, de Gad e metade da tribo de Manassés tinham quarenta e quatro mil setecentos e sessenta soldados, bem treinados, armados com escudo, espada e arco e preparados para a guerra. 19Combateram contra as tribos agarenas de Jetur, Nafiz e Nodab. 20Durante o tempo de guerra, invocavam a Deus, em quem depositavam toda a confiança. E Deus ouvia-os. Assim puderam submeter os agarenos e os seus aliados. 21Apoderaram-se dos seus animais: cinquenta mil camelos, duzentos e cinquenta mil ovelhas e dois mil jumentos. Fizeram, além disso, cem mil prisioneiros. 22Foram muitos os inimigos que caíram mortos, porque aquela guerra era da vontade de Deus. Estabeleceram-se em seguida no território dos vencidos e lá ficaram até à época do cativeiro.
Descendentes de Manassés na Transjordânia
23Metade dos descendentes da tribo de Manassés viveram na região que vai de Basã até Baal-Hermon, Senir e Hermon e a sua população cresceu muito. 24Os chefes das suas famílias foram Éfer, Jisseí, Eliel, Azeriel, Jeremias, Hodavias e Jadiel, todos eles homens valentes e célebres nas suas famílias. 25Mas foram infiéis ao Deus dos seus antepassados. Abandonaram-no, para adorarem os deuses dos povos que Deus tinha destruído diante deles. 26Então o Deus de Israel moveu Pul, rei da Assíria, ou seja, Tiglat-Falasar, que levou cativos os rubenitas, os gaditas e a metade oriental da tribo de Manassés para as regiões de Hala, Habor, Hara e para as proximidades do rio Gozan, onde permanecem até ao presente.
Descendentes de Levi
27Os filhos de Levi foram Gerson, Queat e Merari. 28Queat foi o pai de Ameram, de Jiçar, de Hebron e de Uziel. 29Ameram foi o pai de Aarão, de Moisés e de Míriam. Por sua vez, Aarão, foi o pai de Nadab, Abiú, Eleazar e Itamar. 30Os descendentes de Eleazar, de geração em geração, foram os seguintes: Fineias, Abisua, 31Buqui, Uzi, 32Seraías, Meraiot, 33Amarias, Aitube, 34Sadoc, Aimás, 35Azarias, Joanan, 36Azarias, que foi sacerdote no templo que Salomão construiu em Jerusalém, 37Amarias, Aitube, 38Sadoc, Salum, 39Hilquias, Azarias, 40Seraías e Joçadac. 41Joçadac foi deportado por Nabucodonosor, quando o Senhor fez com que a população de Judá e de Jerusalém, fosse levada para o cativeiro.