a BÍBLIA para todos Edição Comum (BPT)
1

Saudação

11Da parte de Paulo, chamado por Deus para ser apóstolo de Cristo Jesus, e o irmão Sóstenes1,1 Segundo At 18,17, Sóstenes tinha sido, enquanto judeu, chefe da sinagoga., 2à igreja de Deus que vive na cidade de Corinto1,2 Sobre o início do cristianismo na cidade de Corinto, ver At 18.. Dirigimo-nos a esses que, por Cristo Jesus, foram consagrados a Deus e chamados a pertencerem ao seu povo, bem como a todos os que, em qualquer lugar, invocam o nome de Jesus Cristo, Senhor deles e nosso. 3Que Deus, nosso Pai, e Jesus Cristo, nosso Senhor, vos deem graça e paz.

4Dou continuamente graças ao meu Deus1,4 Alguns manuscritos têm: ao nosso Deus. Outros, simplesmente: a Deus. a vosso respeito, por causa dos dons que ele vos concedeu por meio de Jesus Cristo. 5Pela união com ele tornaram-se ricos em tudo: na capacidade para comunicar e para entender a mensagem divina. 6Uma vez que o testemunho de Cristo está arraigado no vosso meio, 7já nenhum dom vos faltará, enquanto esperarem a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. 8Ele há de fazer com que continuem firmes até ao fim, de modo que ninguém tenha de que vos acusar no dia da sua vinda. 9Deus chamou-vos a viver em comunhão com o seu Filho, Jesus Cristo, nosso Senhor. E Deus cumpre a sua palavra1,9 Ver Dt 7,9; 1 Co 10,13; 1 Ts 5,24..

Divisões na comunidade

10Irmãos, peço-vos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vivam em harmonia, sem divisões e unidos no mesmo ideal e no mesmo pensamento. 11É que, meus irmãos, eu recebi informações a vosso respeito pelos da família de Cloé. Disseram-me que há desentendimentos no vosso meio. 12Refiro-me àquilo que andam por aí a dizer: «Eu sou de Paulo!», «Eu sou de Apolo!», «Eu sou de Pedro1,12 Sobre esta questão, ver 3,4. Apolo. Ver At 18,24–28. Pedro. O texto grego usa o nome aramaico Cefas. Ver Jo 1,42.!», «Eu sou de Cristo!» 13Será que Cristo está dividido1,13 Alguns manuscritos têm: Cristo não pode estar dividido.? Será que Paulo morreu na cruz pela vossa salvação, ou foram batizados em nome de Paulo? 14Dou graças a Deus por não ter batizado por aí ninguém, a não ser Crispo e Gaio1,14 Crispo. Ver At 18,8. Gaio. Ver At 19,29.. 15Por isso ninguém pode dizer que foi batizado em meu nome. 16Lembro-me agora que batizei também a família de Estéfanas1,16 Estéfanas. Ver 16,15.17., mas não me recordo de ter batizado mais ninguém. 17Cristo não me mandou ir batizar, mas sim anunciar a boa nova, sem usar palavras de sabedoria humana para não tirar o valor à morte de Cristo na cruz.

O significado da cruz de Cristo

18Com efeito, a mensagem da cruz é uma loucura para os que não se salvam. Mas, para nós que recebemos a salvação, é a manifestação do poder de Deus. 19Diz a Sagrada Escritura:

Destruirei a sabedoria dos sábios

e desprezarei a esperteza dos inteligentes1,19 Ver Is 29,14. Texto citado segundo antiga tradução grega..

20Onde estão os sábios? Onde estão os doutores das Escrituras? Onde estão os entendidos nas coisas deste mundo? Não mostrou Deus que a sabedoria deste mundo não passa de loucura1,20 Ver Is 44,25.? 21Pois, uma vez que Deus fez com que os homens não o reconhecessem pela sabedoria humana, ele achou por bem salvar os crentes por meio da mensagem que anunciámos, mesmo se ela parece uma loucura. 22De facto, os judeus pedem sinais milagrosos e os gregos procuram sabedoria. 23Mas nós anunciamos Cristo que morreu na cruz. Isto causa horror aos judeus e parece uma loucura para os não-judeus. 24Mas para aqueles que foram chamados, quer sejam judeus quer não, Cristo é o poder e a sabedoria de Deus. 25Na verdade, aquilo que nas obras de Deus parece loucura tem muito mais sabedoria do que toda a sabedoria humana e aquilo que parece fraqueza tem muito mais força do que toda a força humana.

26Irmãos, pensem no que eram quando foram chamados por Deus. Do ponto de vista humano não eram muitos os sábios, os poderosos ou os da alta sociedade. 27Pelo contrário, Deus escolheu aqueles que os homens tinham por ignorantes para envergonhar os sábios e aqueles que os homens tinham por fracos para envergonhar os fortes. 28Deus escolheu os que no mundo não têm importância nem valor para deitar abaixo os que parecem importantes. 29Assim, ninguém se pode orgulhar diante de Deus. 30Ele é que vos deu vida em união com Cristo Jesus, que se tornou para nós a sabedoria e a justiça que vem de Deus1,30 A palavra grega que muitas vezes se traduz simplesmente por justiça, significa estar em condições de ser bem recebido por Deus. Ver Rm 1,17; 4,3., e que nos consagrou a ele e nos libertou do pecado. 31Deste modo, e como diz a Sagrada Escritura:

Aquele que quiser enaltecer-se que o faça no Senhor nosso Deus1,31 Ver Jr 9,22–23..

2

Mensagem de Cristo crucificado

21Por isso, irmãos, ao chegar à vossa terra não fui anunciar-vos o plano de Deus com grandes discursos e muita sabedoria. 2Achei que não devia dar-vos a conhecer mais nada a não ser Jesus Cristo e sobretudo o valor da sua morte na cruz. 3Entrei no vosso meio como um homem sem forças, cheio de medo e ansiedade2,3 Ver At 18,9 e ainda 2 Co 3,1; 14,20.. 4E a minha mensagem, a minha pregação, não foi marcada pela persuasão da sabedoria humana, mas pela manifestação do Espírito e do poder de Deus, 5para que a vossa fé não se apoiasse na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.

A sabedoria vem do Espírito de Deus

6No entanto, aos que já estão amadurecidos na fé2,6 Ver Ef 4,13; Fp 3,15 e ainda 3,1; 14,20. eu posso falar com palavras de sabedoria. Mas não é da sabedoria deste mundo nem dos que nele mandam, pois esses estão condenados ao fracasso. 7Pelo contrário, dou-vos a conhecer os mistérios da sabedoria de Deus, que antes era desconhecida, mas que ele, desde sempre, tinha destinado para ser a nossa glória.

8Nenhum dos senhores deste mundo teve conhecimento dela. Se a tivessem conhecido não tinham crucificado o Senhor, a quem pertence toda a glória. 9Mas como diz a Sagrada Escritura:

Deus já preparou para os que o amam

coisas que nunca ninguém viu, nem ouviu,

nem passaram pela ideia de ninguém2,9 Ver Is 64,3; 52,15.

10Mas Deus2,10 Alguns manuscritos dizem: com efeito, que pareceria estar em mais íntima ligação com o início do texto anteriormente citado. deu-nos a conhecer isto por meio do Espírito. Com efeito, o Espírito penetra em tudo, até nas profundezas dos planos de Deus. 11Quem é que conhece bem o homem, a não ser o seu próprio espírito? Do mesmo modo, só o Espírito de Deus conhece o coração de Deus. 12E nós não recebemos o espírito deste mundo, mas o Espírito que vem de Deus para assim podermos reconhecer tudo o que Deus nos deu.

13São estas coisas que eu dou a conhecer não com ensino baseado na sabedoria humana, mas com o ensino que vem do Espírito. Dou a conhecer, aos que vivem pelo Espírito, as coisas que se referem a esse mesmo Espírito. 14Por si mesmo o homem não é capaz de acolher aquilo que vem do Espírito de Deus. Para ele são coisas sem sentido. Não as pode compreender, porque só com a luz do Espírito elas se compreendem. 15Porém, aquele que vive do Espírito é capaz de fazer um juízo sobre todas as coisas, e a ele ninguém o pode julgar. Na verdade está escrito:

16Quem poderá conhecer o entendimento do Senhor?

Quem será capaz de lhe dar conselhos2,16 Citação de Is 40,13, segundo o texto da antiga tradução grega.?

Mas nós temos o entendimento de Cristo.