Dons espirituais
1Irmãos, no que diz respeito aos dons espirituais, não quero que andem na ignorância. 2Sabem que, quando eram pagãos, eram levados a adorar falsos deuses que não falam. 3Ficam, por isso, a saber que ninguém inspirado pelo Espírito de Deus pode dizer: «Jesus é maldito.» E do mesmo modo, ninguém pode dizer: «Jesus é o Senhor», se não for pelo Espírito Santo.
4Os dons são diferentes, mas o Espírito é o mesmo. 5Há funções diferentes, mas o Senhor é o mesmo. 6Há trabalhos diferentes, mas é o mesmo Deus que dá a todos força para agirem. 7O Espírito manifesta-se em cada um para o bem comum. 8A um é concedido o dom de falar com sabedoria, a outro o de falar com conhecimento. E tudo segundo o mesmo Espírito. 9É ainda o único e mesmo Espírito que concede a um a fé e a outro o poder de curar. 10A um dá o poder de fazer milagres, a outro o de declarar a palavra de Deus, a outro o de perceber quando fala o Espírito de Deus. A um dá o poder de falar em línguas desconhecidas e a outro ainda o dom de as interpretar. 11Mas é um só e o mesmo Espírito que faz tudo isto e que distribui dons a cada um, conforme lhe parece.
Formamos todos um só corpo
12Assim como o corpo é um só e tem muitas partes e todas elas, apesar de muitas, formam um só corpo, assim acontece também com Cristo. 13Todos nós, judeus ou não-judeus, escravos ou livres, fomos batizados num só Espírito, para formarmos um só corpo. E todos recebemos o mesmo Espírito.
14Realmente, o corpo não tem só uma parte, mas muitas. 15Se o pé disser: «Uma vez que não sou mão, não faço parte do corpo», não é por isso que deixa de fazer parte dele. 16E se o ouvido disser: «Uma vez que não sou olho, não faço parte do corpo», não é por isso que deixa de fazer parte dele. 17Se todo o corpo fosse somente olhos, como é que poderia ouvir? Se fosse apenas ouvidos, como é que poderia sentir o cheiro? 18Ora, a verdade é que Deus colocou todas as partes do corpo, cada uma no lugar que lhe pareceu melhor. 19Se todo o corpo fosse apenas uma parte, onde estaria o corpo? 20Ora, o corpo tem muitas partes, mas é um só.
21Os olhos não podem dizer à mão: «Não precisamos de ti.» A cabeça não pode dizer aos pés: «Não preciso da vossa ajuda.» 22Pelo contrário, o que parece mais fraco no corpo é, por vezes, o mais preciso. 23No corpo, as partes que nos parecem menos dignas são as que rodeamos de maiores cuidados. As que nos parecem mais vergonhosas são as que tratamos com mais respeito; 24pois as outras já não precisam tanto disso. Mas Deus dispôs o corpo humano de tal maneira que as partes mais humildes são as que rodeamos de maiores cuidados. 25Isto foi para não haver divisão entre elas, mas sim para que cada parte se preocupasse tanto com as outras como consigo mesma. 26Se uma sofre, todas sofrem com ela; se outra é elogiada, todas se alegram com isso.
27Todos juntos constituem o corpo de Cristo e cada um por si é uma parte dele. 28Deus deu a cada um o seu próprio lugar na igreja: primeiro, os apóstolos; em seguida, os profetas; e depois, os que ensinam. Seguem-se os que têm o poder de fazer milagres, de curar, de dar assistência aos que precisam, de governar e de falar línguas desconhecidas. 29Será que todos podem ser apóstolos, profetas ou professores? Será que todos podem fazer milagres? 30O poder de curar é porventura dado a todos? Todos poderão falar línguas desconhecidas? Todos poderão interpretá-las? Claro que não. 31Por conseguinte, procurem os dons mais importantes. E o caminho melhor é aquele que agora vos vou mostrar.