1 Pedro 4
Vidas transformadas
1Ora, se Cristo sofreu fisicamente, devem também estar dispostos ao mesmo, pois aquele que sofreu no seu corpo rompeu com o pecado. 2Para o futuro, enquanto viverem na terra, deverão viver conforme a vontade de Deus e não conforme os desejos mundanos. 3Já basta terem feito no passado o que agrada aos pagãos. Nesse tempo, viveram em devassidão, em maus desejos, na embriaguez, em excessos do comer e do beber e no culto detestável dos falsos deuses. 4Agora os pagãos estranham que não os acompanhem nos mesmos desregramentos, e por isso vos insultam. 5Mas eles terão de dar contas àquele que está preparado para julgar os vivos e os mortos. 6Por isso é que a boa nova foi também anunciada aos mortos, para que, depois de terem sofrido na sua existência física a sentença comum a todos os homens, eles possam, por meio do Espírito, viver como Deus quer.
Administradores dos bens de Deus
7Aproxima-se o fim de todas as coisas. Portanto, sejam prudentes e estejam sempre prontos para orar. 8Acima de tudo, tenham muito amor uns aos outros, porque o amor apaga muitos pecados. 9Deem acolhimento uns aos outros nas vossas casas, sem murmuração. 10Cada um, como bom administrador dos bens de Deus, ponha à disposição dos outros a graça que dele recebeu. 11Se alguém tiver de falar, que seja para anunciar a palavra de Deus; se alguém presta um serviço aos outros, faça-o com o poder que Deus lhe dá, para que em todas as coisas Deus seja louvado, por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o poder para todo o sempre. Ámen.
Sofrer por ser cristão
12Queridos amigos, não fiquem perturbados com as duras provações que surgem no vosso meio, como se isso fosse uma coisa estranha. 13Pelo contrário, alegrem-se por tomarem parte nos sofrimentos de Cristo. Desse modo, poderão sentir alegria e felicidade quando ele manifestar a sua glória. 14E serão felizes se forem maltratados por seguirem a Cristo, porque o Espírito glorioso de Deus repousa em vós. 15Que ninguém tenha de ser castigado por matar, por ser ladrão, por difamar, ou por se meter na vida alheia. 16Mas se alguém sofre por ser cristão, não se envergonhe por isso. Pelo contrário, dê glória a Deus por ter o nome de cristão.
17Chegou o tempo de começar o julgamento pela casa de Deus. E se começa por nós, qual será o fim dos que não aceitam o evangelho de Deus? 18Como diz a Escritura: Se os bons dificilmente se salvam, que será dos maus e dos pecadores?
19Por isso, aqueles que sofrem conforme a vontade de Deus pratiquem o bem e coloquem-se nas mãos do Criador que é sempre fiel.
A BÍBLIA para todos, Tradução Interconfessional © Sociedade Bíblica de Portugal, 1993, 2009.