1 Samuel 8
O povo pede um rei
1Quando Samuel envelheceu, nomeou os seus filhos como governantes de Israel. 2O mais velho chamava-se Joel e o mais novo Abias e exerciam as suas funções em Bercheba. 3Mas eles não seguiram o exemplo do seu pai e só procuravam o seu próprio proveito. Deixavam-se subornar e não julgavam as pessoas com honestidade.
4Então reuniram-se todos os anciãos de Israel, foram ter com Samuel a Ramá 5e disseram-lhe: «Estás a ficar velho e os teus filhos não seguem o teu exemplo. Dá-nos um rei que nos governe, à maneira de todas as outras nações.» 6Samuel ficou aborrecido por lhe pedirem um rei para os governar e foi falar com o Senhor. 7E o Senhor respondeu a Samuel: «Aceita aquilo que o povo te propõe. Não é a ti que eles rejeitam, mas a mim, não querendo que eu seja o seu rei. 8Desde que os tirei da terra do Egito, têm-me abandonado muitas vezes para adorarem outros deuses; agora estão a portar-se contigo da mesma maneira. 9Ouve-os, pois, mas avisa-os sobre o modo como os seus reis os irão governar.»
10Ao povo, que lhe pedia um rei, Samuel transmitiu aquilo que o Senhor lhe tinha comunicado. 11E disse-lhes: «Estes são os direitos do rei que vos há de governar: os vossos filhos serão os seus soldados, uns para os seus carros de guerra, outros para a sua cavalaria, mas todos à frente do seu carro de comando. 12Alguns deles serão os seus oficiais responsáveis pelas companhias de mil e de cinquenta soldados.
Os vossos filhos terão de cultivar as terras do rei, terão de fazer as suas colheitas, fabricar as suas armas e preparar os seus carros de combate. 13As vossas filhas terão que preparar os perfumes para o rei e servi-lo como cozinheiras e como padeiras. 14Ele há de apoderar-se dos vossos melhores campos, vinhas e olivais, para os distribuir pelos seus ministros. 15Tomará para si uma décima parte do vosso cereal e das vossas uvas, para distribuir pelos seus cortesãos e ministros. 16Há de apoderar-se dos vossos criados e criadas, e dos vossos melhores jovens, bem como dos vossos burros para os pôr ao seu serviço. 17Tirará para si uma décima parte dos vossos rebanhos e vocês mesmos serão seus escravos. 18Quando tudo isto acontecer, hão de queixar-se do rei que escolheram, mas o Senhor não atenderá as vossas queixas.»
19Mas o povo não deu ouvidos a Samuel e insistia: «Não importa! Queremos um rei! 20Desta maneira seremos como as outras nações, com um rei que nos governe, que vá connosco para a guerra e nos dirija nos combates.» 21Samuel ouviu tudo quanto o povo dizia e transmitiu-o ao Senhor. 22O Senhor respondeu-lhe: «Atende o seu pedido e dá-lhes um rei.» Então Samuel disse-lhes que podiam voltar para a sua terra.
A BÍBLIA para todos, Tradução Interconfessional © Sociedade Bíblica de Portugal, 1993, 2009.