a BÍBLIA para todos Edição Comum (BPT)

Recomendações sobre a oração

21Peço, em primeiro lugar, que todos façam a Deus orações, pedidos, súplicas e ações de graças por todos. 2Orem pelos que governam e exercem autoridade, para podermos viver em paz e sossego, louvando a Deus com dignidade e com todo o respeito. 3Assim é que deve ser e esta é a vontade de Deus, nosso Salvador. 4Ele quer que todos se salvem2,4 Comparar com Ez 18,23. e cheguem ao conhecimento da verdade.

5É que há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo, que é homem 6e deu a vida por todos2,6 Comparar com Mt 20,28.. Esta foi a mensagem que Deus revelou na altura própria. 7É disto que eu fui nomeado mensageiro, apóstolo2,7 Comparar com 2 Tm 1,11. e mestre, para ensinar a fé e a verdade aos não-judeus. Digo a verdade; não digo mentiras.

8Quero pois que os homens, ao fazerem oração em qualquer lugar, o façam erguendo as mãos2,8 Erguendo as mãos.Gesto tradicional de oração entre os hebreus. Ver Ex 9,29; 1 Rs 8,22. puras, sem ódios nem intrigas. 9Às mulheres quero pedir que se apresentem com dignidade, com modéstia, sem grandes penteados, nem ouro, nem joias nem vestidos luxuosos2,9 Comparar com 1 Pe 3,3.. 10Apresentem-se como convém a mulheres que se preocupam principalmente em agradar a Deus pelas boas ações.

11As mulheres aprendam em silêncio e com toda a humildade. 12Não lhes permito que ensinem nem deem ordens aos homens, mas devem ficar em silêncio. 13Primeiro foi criado Adão e só depois Eva, 14e quem caiu na tentação não foi Adão. A mulher é que foi tentada e cometeu a transgressão2,14 Sobre os v. 13–14, ver Gn 2,7.21–22; 3,1–6.. 15Mas, criando os seus filhos, as mulheres salvar-se-ão, se modestamente permanecerem na fé, no amor e em santidade.