As viúvas e a comunidade
1Não repreendas com dureza a um homem mais velho do que tu. Mas chama-lhe a atenção como se fosse teu pai, e aos que são mais novos como teus irmãos. 2Trata as mulheres mais velhas do que tu como mães e as mais novas como irmãs, com todo o respeito.
3Cuida das viúvas que não têm ninguém que olhe por elas. 4Porém, se elas tiverem filhos ou netos, que eles aprendam a respeitar primeiro os seus familiares e a retribuir os favores recebidos dos mais velhos. Pois é isto que Deus quer.
5A mulher que ficou realmente viúva e sem amparo põe toda a sua esperança em Deus e dedica-se à oração e ao louvor de Deus, noite e dia. 6Mas a que se entrega aos prazeres, mesmo viva, já está morta.
7Lembra-lhes também isto para que sejam irrepreensíveis. 8Quem não se preocupa com os seus familiares, e mais ainda com os da sua casa, renega a sua fé e é pior do que um descrente.
9Para que alguém possa pertencer ao grupo das viúvas, deve ter pelo menos sessenta anos e ter sido uma esposa fiel. 10Deve ter dado provas de bom comportamento, se educou bem os filhos, se acolheu os que não tinham abrigo, se se pôs humildemente ao serviço dos crentes, se socorreu os que estavam em aflição, praticando todo o bem que lhe fosse possível.
11Não admitas as viúvas mais novas, pois, se desejarem casar outra vez, abandonam a Cristo 12e tornam-se culpadas, faltando ao compromisso anteriormente tomado. 13Depois, habituam-se a não fazer nada e andam de casa em casa. Além de não fazerem nada, ainda são curiosas e bisbilhoteiras, falando daquilo que não convém. 14Por isso prefiro que as mais novas se casem, criem filhos, cuidem da casa e não deem nenhum motivo para os inimigos da fé dizerem mal de nós. 15Pois algumas já se deixaram levar por Satanás.
16Se alguma mulher crente tiver viúvas ao seu cuidado, olhe por elas para que a igreja não fique sobrecarregada e possa cuidar das que não têm ninguém.
Respeito para com os responsáveis
17Os presbíteros que desempenham bem a sua missão de presidir merecem dupla recompensa, principalmente os que se esforçam na pregação e no ensino. 18Pois a Sagrada Escritura diz: Não tapes a boca ao boi que faz a debulha. E diz também: O trabalhador tem direito ao salário. 19Não aceites nenhuma acusação contra um presbítero, a não ser que seja apresentada por duas ou três testemunhas. 20Aqueles que pecarem, repreende-os diante de todos para que também os outros tenham cautela.
21Diante de Deus, de Cristo Jesus e dos seus santos anjos, peço-te encarecidamente que cumpras estas coisas, sem te deixares levar por preconceitos nem dares preferência a ninguém. 22Não tenhas pressa em impor as mãos a ninguém, para o serviço da igreja. Não te tornes responsável pelos pecados dos outros. Conserva-te puro. 23Não bebas só água; bebe também um pouco de vinho por causa do teu estômago e das tuas frequentes doenças.
24Os pecados de algumas pessoas já são conhecidos de toda a gente, mesmo antes do juízo de Deus. E outros pecados serão conhecidos depois. 25Do mesmo modo, as boas obras ou já são conhecidas ou se o não são ainda, não ficarão escondidas.