Profecia de Chemaías
1Quando Roboão chegou a Jerusalém, reuniu cento e oitenta mil soldados das tribos de Judá e de Benjamim para irem atacar os israelitas do norte e reconquistar o seu domínio sobre eles. 2Mas o Senhor dirigiu a sua palavra a Chemaías, homem de Deus, e disse-lhe: 3«Vai avisar Roboão, filho de Salomão e rei de Judá, bem como os israelitas de Judá e de Benjamim, 4que não vão lutar contra os seus irmãos. Diz-lhes que voltem para as suas casas, pois fui eu que decidi tudo.» Ao ouvirem estas palavras do Senhor, desistiram de ir atacar Jeroboão.
Prosperidade de Roboão
5Roboão residiu em Jerusalém e construiu várias cidades fortificadas em Judá: 6Belém, Etam, Técoa, 7Bet-Sur, Socó, Adulam, 8Gat, Maressa, Zif, 9Adoraim, Láquis, Azeca, 10Sora, Aialon e Hebron. Estas cidades fortificadas estão no território de Judá e de Benjamim. 11Construiu-lhes muralhas à volta, nomeou-lhes governadores e construiu-lhes armazéns para as suas provisões, para o azeite e para o vinho. 12Colocou em cada uma destas cidades escudos e lanças, tornando-as muito fortes. Dessa forma Roboão exerceu o seu domínio sobre Judá e Benjamim.
Sacerdotes e levitas juntam-se a Roboão
13Os sacerdotes e levitas chegaram de todo o território de Israel, para se juntarem a Roboão. 14Os levitas deixaram as suas terras, as suas propriedades dos arredores das cidades e outras propriedades que possuíam, para irem para Judá e para Jerusalém, porque Jeroboão e os seus sucessores impediam-nos de exercerem as suas funções em honra do Senhor. 15É que Jeroboão nomeou sacerdotes para os cultos dos falsos deuses, que se adoravam nos seus santuários pagãos, sob a forma de bodes e de bezerros que tinha fabricado. 16Muitos outros israelitas de todas as tribos, que tinham a firme intenção de adorar o Senhor, Deus de Israel, seguiram o exemplo dos sacerdotes e levitas e foram também para Jerusalém, a fim de oferecerem sacrifícios ao Senhor, Deus dos seus antepassados. 17Foram assim reforçar o reino de Judá e dar apoio a Roboão, filho de Salomão. Isso aconteceu durante três anos, pois só durante esse tempo os de Judá seguiram o exemplo de David e de Salomão.
A família de Roboão
18Roboão casou com Maalat, filha de Jerimot, que era filho de David. A mãe era filha de Eliab e neta de Jessé. 19Maalat deu-lhe três filhos: Jeús, Chemarias e Zaam. 20Mais tarde Roboão casou com Macá, filha de Absalão. Dela teve quatro filhos: Abias, Atai, Ziza e Chelomite. 21Entre todas as mulheres e concubinas, Roboão tinha preferência por Macá, filha de Absalão. De facto, Roboão teve dezoito esposas e sessenta concubinas, que lhe deram vinte e oito filhos e sessenta filhas. 22Escolheu Abias, filho de Macá, para ser o chefe dos seus irmãos, pois queria fazê-lo rei. 23Com muita habilidade fez dispersar os outros filhos por diversas regiões de Judá e de Benjamim e pelas cidades fortificadas. Assegurou-lhes provisões em abundância e arranjou-lhes muitas mulheres.