Amazias, rei de Judá
1No segundo ano do reinado de Joás, filho de Joacaz, rei de Israel, Amazias, filho de Joás, tornou-se rei em Judá. 2Tinha vinte e cinco anos quando subiu ao trono e reinou vinte e nove anos, em Jerusalém. A sua mãe chamava-se Joadan e era natural de Jerusalém. 3Procedeu com retidão e agradou ao Senhor, mas não como David, seu antepassado. Seguiu as pisadas de Joás, seu pai, 4e não destruiu os santuários pagãos, continuando o povo a oferecer sacrifícios e a queimar incenso neles.
5Logo que Amazias se sentiu firme no trono, mandou executar os oficiais que tinham assassinado o rei, seu pai. 6Contudo, não matou os filhos dos assassinos, em cumprimento do que está escrito no livro da Lei de Moisés e que o Senhor ordenou: «Os pais não morrerão pelos crimes dos filhos, nem os filhos, pelos crimes dos pais; cada um morrerá pelos crimes que cometeu.»
7Amazias derrotou os edomeus no vale do Sal matando dez mil homens e conquistou a cidade de Sela, dando-lhe o nome de Joctel, que ainda hoje conserva.
8Amazias, rei de Judá, mandou dizer ao rei de Israel, Joás, filho de Joacaz e neto de Jeú, o seguinte: «Vem para nos encontrarmos frente a frente.» 9E Joás mandou dizer a Amazias, rei de Judá, o seguinte: «No Líbano, havia um cardo que mandou dizer ao cedro: Dá a tua filha em casamento ao meu filho! Mas passou uma fera que pisou o cardo. 10Como tu derrotaste os edomeus, estás cheio de soberba. Contenta-te, pois, com essa glória e fica em casa. Por que é que queres provocar a desgraça para ti e para o teu povo?»
11Mas Amazias não fez caso do aviso. Assim Joás, rei de Israel, avançou contra Amazias, rei de Judá, e deu-se o confronto dos exércitos em Bet-Chemes, no território de Judá. 12O exército de Judá foi derrotado pelo de Israel. Os soldados tiveram de fugir para as suas casas. 13Joás, rei de Israel, prendeu Amazias, rei de Judá, e levou-o de Bet-Chemes para Jerusalém. Aí destruiu a muralha da cidade numa extensão de cerca de duzentos metros, entre a porta de Efraim e a porta da Esquina. 14Apoderou-se de todo o ouro e prata e de todos os objetos de valor que havia no templo do Senhor e nos tesouros do palácio real. E levou consigo alguns reféns para Samaria.
15O resto da história de Joás, os seus atos e as suas façanhas, a guerra que fez contra Amazias, rei de Judá, está tudo escrito no livro das Crónicas dos Reis de Israel. 16Quando Joás morreu, foi sepultado em Samaria perto dos reis de Israel. Sucedeu-lhe no trono o seu filho Jeroboão.
17Amazias, rei de Judá, viveu ainda quinze anos, depois da morte de Joás, rei de Israel.
18O resto da história de Amazias está escrito no livro das Crónicas dos Reis de Judá.
19Houve em Jerusalém uma conspiração para assassinar Amazias; por isso, ele fugiu para a cidade de Láquis. Os seus inimigos, porém, perseguiram-no e ali mesmo o mataram. 20O seu corpo foi levado para Jerusalém sobre um carro puxado por cavalos e sepultado junto dos seus antepassados, na cidade de David. 21Então todo o povo proclamou o seu filho Azarias como rei de Judá. Azarias tinha dezasseis anos de idade, quando sucedeu no trono a seu pai. 22Depois da morte do pai, o rei Azarias reconquistou para Judá a cidade de Elat e reconstruiu-a.
Jeroboão II, rei de Israel
23No décimo quinto ano do reinado de Amazias, filho de Joás, rei de Judá, Jeroboão, filho de Joás, tornou-se rei em Israel. Reinou quarenta e um anos, em Samaria. 24O seu procedimento desagradou ao Senhor; não se afastou dos maus exemplos do seu antecessor, Jeroboão, filho de Nebat, que levou Israel a pecar. 25Jeroboão reconquistou todo o território que tinha pertencido a Israel, desde o desvio para Hamat, a norte, até ao mar Morto, a sul, como o Senhor tinha anunciado por meio do seu servo, o profeta Jonas, filho de Amitai, natural de Gat-Héfer.
26O Senhor tinha visto a desgraçada situação de todos os israelitas, escravos ou livres, sem ninguém que os socorresse. 27Mas não era intenção do Senhor destruir Israel completamente e para sempre, por isso o livrou por meio do rei Jeroboão, filho de Joás.
28O resto da história de Jeroboão, os seus atos, as suas façanhas guerreiras, o modo como reconquistou para Israel, Damasco e Hamat, está tudo escrito no livro das Crónicas dos Reis de Israel. 29Quando Jeroboão morreu, foi sepultado com os reis de Israel. Por sua morte, sucedeu-lhe no trono o seu filho Zacarias.