Coragem na defesa da boa nova
1Quanto a ti, meu filho, fortalece-te na graça que vem de Cristo Jesus. 2E o que ouviste de mim, diante de muitas testemunhas, transmite-o a pessoas de confiança que sejam capazes de o ensinar a outros. 3Compartilha os sofrimentos como fiel soldado de Cristo Jesus. 4O soldado que vai para a guerra deixa de se preocupar com os negócios da vida civil para poder agradar ao comandante. 5E quem toma parte numa competição desportiva só recebe o prémio se cumprir as regras do jogo. 6O camponês que trabalha é que deve ser o primeiro a beneficiar do fruto do seu trabalho. 7Fixa bem o que te digo, pois o Senhor há de ajudar-te a compreender tudo isto.
8Lembra-te de Jesus Cristo, que ressuscitou de entre os mortos, o qual é da descendência de David, segundo o meu evangelho. 9É por ele que eu tenho sofrido até ao ponto de ser preso como um malfeitor. Mas a palavra de Deus não está acorrentada. 10Por isso eu suporto tudo, pensando nos que foram escolhidos por Deus, para que também eles possam ter a sua parte na salvação em Cristo Jesus, juntamente com a glória eterna. 11É bem verdade aquilo que se diz:
«Se com ele morrermos, com ele viveremos;
12se nos mantivermos firmes reinaremos com ele;
se o renegarmos, também ele nos há de renegar.
13Se nos tornarmos infiéis, ele continua sempre fiel,
pois não pode negar-se a si mesmo.»
O trabalhador fiel
14Recorda a todos estas coisas, advertindo-os em nome de Deus, para não armarem discussões que não servem para nada, a não ser para perdição dos que as ouvem. 15Prepara-te para te apresentares diante de Deus de maneira que lhe agrade, como um trabalhador que não tem nada de que se envergonhar e que proclama a palavra da verdade com retidão.
16Evita os palavreados mundanos que não servem senão para aumentar a descrença. 17As palavras dos que assim falam alastram como a gangrena. Entre esses estão Himeneu e Fileto. 18Eles afastaram-se da verdade e fazem perder a fé aos outros, dizendo que a ressurreição já aconteceu. 19Porém, o fundamento estabelecido por Deus está bem firme. E nele está escrito: O Senhor conhece aqueles que lhe pertencem. E ainda: Todo aquele que invoca o nome do Senhor deve afastar-se da injustiça.
20Numa casa rica não há só utensílios domésticos de ouro e prata. Há também alguns de madeira e de barro. Uns servem para fins nobres, outros para usos mais correntes. 21Portanto, quem está limpo dessas coisas é um utensílio nobre, purificado e útil ao dono, e serve para fazer tudo o que é bom.
22Mas tu, foge das paixões da juventude. Procura a justiça, a fé, o amor e a paz com todos os que invocam o nome do Senhor, de coração sincero. 23Evita as conversas estúpidas e insensatas. Bem sabes que só produzem discórdias, 24e quem está ao serviço do Senhor não deve andar metido em discórdias. Mas deve tratar toda a gente com delicadeza, deve saber ensinar e ser capaz de suportar o mal. 25Deve saber corrigir os seus adversários com mansidão, pois talvez Deus os leve a arrependerem-se para reconhecerem a verdade. 26E assim escapam da armadilha do Demónio que os traz amarrados para fazerem o que ele quer.