Moisés recebe de novo a lei
1«Disse-me então o Senhor: “Faz duas placas de pedra, semelhantes às anteriores, e uma arca de madeira e vem ter comigo, sobre a montanha. 2Eu voltarei a escrever os mandamentos que estavam nas primeiras placas, que tu quebraste, e colocarás essas placas dentro da arca.”
3Fiz, pois, uma arca com madeira de acácia, cortei duas placas de pedra como as anteriores e subi à montanha, levando as duas placas na mão. 4Ele voltou a escrever nestas placas o que já tinha escrito antes, isto é, os dez mandamentos que o Senhor vos tinha comunicado, falando na montanha, do meio do fogo, quando estavam todos reunidos. Depois o Senhor entregou-mas 5e eu voltei a descer da montanha e coloquei-as na arca, que tinha feito. É lá que elas devem ficar, porque assim o Senhor mo ordenou.
6Os israelitas partiram dos poços de Benê-Jacan para Mosser. Foi lá que morreu Aarão e foi sepultado. O seu filho Eleazar foi consagrado sacerdote em seu lugar. 7Dali partiram para Guidgad e de Guidgad para Jotbatá, terra de muitas torrentes.
8Foi nessa ocasião que o Senhor escolheu a tribo de Levi para transportar a arca da aliança do Senhor, a fim de estar na presença do Senhor, para o servir e abençoar o povo em seu nome. São essas ainda hoje as suas funções. 9Por isso, a tribo de Levi não tem parte na distribuição de terras entre as outras tribos. A sua herança é o Senhor, tal como ele, teu Deus, lhe prometeu.
10Fiquei na montanha quarenta dias e quarenta noites, como das vezes anteriores. O Senhor voltou a ouvir mais uma vez o meu pedido e desistiu de vos destruir. 11O Senhor disse: “Vai e continua a viagem à frente do teu povo, para que eles possam chegar a tomar posse da terra, que eu prometi dar-lhes, por juramento feito aos seus antepassados.”»
O que Deus exige
12«Responde, povo de Israel! Que é que o Senhor, teu Deus, exige de ti? Exige somente que tenhas respeito ao Senhor, teu Deus, que sigas os seus caminhos; que o ames e sirvas com todo o teu coração e com toda a tua alma; 13que cumpras os mandamentos do Senhor e as leis, que eu hoje te dou, a fim de que tudo te corra bem.
14Os céus e tudo o que eles encerram pertence ao Senhor, teu Deus, bem como a terra e tudo o que nela existe. 15Mas só dos teus antepassados o Senhor se agradou, amou-os e escolheu-os dentre todos os povos, a eles e aos seus descendentes que viriam depois, tal como acontece ainda hoje.
16Que o sinal da aliança esteja gravado no vosso coração e deixem de ser rebeldes. 17Pois o Senhor, vosso Deus, está acima dos deuses e é o Senhor dos senhores; é o grande Deus, forte e terrível, um Deus que não faz distinção entre as pessoas, nem se deixa comprar com presentes. 18Ele faz justiça ao órfão e à viúva e é amigo do estrangeiro, dando-lhe alimento e roupa para vestir. 19Por isso, sejam amigos dos estrangeiros, porque vocês também já foram estrangeiros no Egito. 20Respeitem o Senhor, vosso Deus, adorem-no, não se afastem dele e não façam juramentos, usando o nome doutro deus além dele. 21Louvem o Senhor, pois ele é o vosso Deus, que fez maravilhas a vosso favor, aquelas coisas impressionantes que viram com os vossos próprios olhos.
22Eram só setenta pessoas os vossos antepassados, quando foram para o Egito e agora o Senhor, vosso Deus, tornou-vos tão numerosos como as estrelas do céu.»