1Sigam, portanto, o exemplo de Deus, uma vez que são seus filhos queridos. 2Vivam no amor de Deus, à semelhança de Cristo que nos amou, oferecendo-se a si próprio por nós como um sacrifício bem aceite por Deus. 3Como crentes em Deus, não consintam que a devassidão ou qualquer espécie de imoralidade ou ganância sejam sequer nomeadas no vosso meio. 4Também não fica bem dizerem palavras inconvenientes, insensatas ou grosseiras. Palavras de agradecimento a Deus é que devem dizer. 5Lembrem-se disto: os que se entregam à devassidão e à imoralidade, ou se deixam dominar pela ganância, que é uma espécie de idolatria, não têm parte na herança do reino de Cristo e de Deus.
Viver à luz de Cristo
6Não se deixem enganar por ninguém com palavras ocas. É por isso que Deus vai castigar aqueles que não lhe obedecem. 7Não queiram nada com eles. 8Lembrem-se que dantes eram escuridão, mas agora são luz em união com o Senhor. Comportem-se como filhos da luz. 9Pois os que vivem à luz do dia produzem frutos de bondade, justiça e verdade. 10Procurem sempre aquilo que mais agrada ao Senhor. 11E não queiram nada com as obras más que se fazem a coberto da escuridão. Antes pelo contrário, denunciem-nas! 12Pois o que essa gente faz às escondidas é de tal ordem que até dá vergonha falar nisso. 13Mas as coisas que são denunciadas pela luz aparecem às claras. 14Pois tudo aquilo que aparece às claras fica iluminado. Por isso é que se diz:
«Levanta-te, tu que dormes,
ressuscita, tu que estás morto,
e Cristo brilhará sobre ti.»
15Prestem, portanto, muita atenção à maneira como se comportam. Não se comportem como insensatos, mas como sábios. 16Aproveitem bem o tempo, porque os dias que correm são maus. 17Por isso, não façam as coisas de qualquer maneira, mas procurem compreender bem qual é a vontade do Senhor. 18Não se embebedem, pois o vinho leva à libertinagem, mas deixem-se encher do Espírito de Deus. 19Recitem uns com os outros salmos, hinos e cânticos que inspirem devoção. Cantem e louvem ao Senhor com o vosso coração. 20Deem graças a Deus, nosso Pai, por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.
Vida de casados
21Sejam submissos uns para com os outros, pelo respeito que têm por Cristo. 22As mulheres obedeçam aos seus maridos como ao Senhor. 23Pois assim como Cristo é cabeça para a igreja, também o marido o é para a mulher. Cristo é o salvador do corpo, que é a igreja. 24Ora, assim como a igreja obedece a Cristo, também as mulheres devem obedecer em tudo aos seus maridos. 25Os maridos devem amar as suas mulheres como também Cristo amou a igreja e deu a sua vida por ela. 26Fez isto para a santificar e purificar lavando-a com a água da sua palavra. 27Quis assim preparar a igreja para ser a sua esposa cheia de beleza, sem mancha nem defeito ou coisa semelhante, mas santa e sem pecado. 28É desse modo que o marido deve amar a sua mulher, como se ela fosse o seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher ama-se a si mesmo. 29Ora, ninguém despreza o seu próprio corpo. Muito pelo contrário, alimenta-o e rodeia-o de todos os cuidados, assim como Cristo faz com a igreja. 30E todos nós fazemos parte do seu corpo.
31Como diz a Sagrada Escritura: O homem deixará o seu pai e a sua mãe para viver com a sua mulher e os dois se tornarão um só corpo.
32Há aqui um grande mistério. É que isto realiza-se plenamente no amor que Cristo tem pela igreja. 33Mas deve realizar-se também em vós. Por isso o marido ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher respeite o seu marido.