A torre de Babel
1Naquele tempo a Humanidade falava uma única língua e todos usavam as mesmas palavras. 2Mas a certa altura, puseram-se a caminho, saindo do oriente, e chegaram a uma planície na Mesopotâmia onde se fixaram. 3Disseram então uns para os outros: «Vamos fazer tijolos e cozê-los no forno!» Os tijolos serviam-lhes de pedra e o betume fazia as vezes da argamassa. 4Depois disseram: «Agora, vamos construir uma cidade com uma grande torre que chegue até ao céu, pois temos de ficar famosos antes que tenhamos de nos dispersar pelo mundo.»
5O Senhor desceu, para ver a cidade e a torre que os homens estavam a construir 6e disse então para consigo: «Eles são um só povo e falam todos a mesma língua. Agora puseram-se a fazer isto e depois ninguém mais os poderá impedir de fazerem aquilo que projetarem fazer. 7Vou lá baixo confundir as suas línguas, de modo que eles se não entendam uns aos outros.» 8E desta forma, o Senhor, os dispersou por todo o mundo e eles desistiram de construir a cidade. 9Por isso, aquela cidade ficou a chamar-se Babel, porque foi lá que Deus confundiu as línguas da Humanidade e foi de lá que os dispersou por todo o mundo.
Descendentes de Sem até Abraão
10Esta é a lista dos descendentes de Sem.
Sem tinha cem anos, quando nasceu o seu filho Arfaxad, dois anos depois do dilúvio. 11Depois do nascimento de Arfaxad, Sem viveu ainda quinhentos anos e foi pai de filhos e filhas. 12Arfaxad tinha trinta e cinco anos quando nasceu o seu filho Chela. 13Depois do nascimento de Chela, viveu ainda quatrocentos e três anos e foi pai de filhos e filhas.
14Chela tinha trinta anos de idade quando nasceu o seu filho Héber. 15Chela viveu ainda quatrocentos e três anos, depois do nascimento de Héber e foi pai de filhos e filhas.
16Héber tinha trinta e quatro anos de idade quando nasceu o seu filho Peleg. 17Depois do nascimento de Peleg, Héber viveu ainda quatrocentos e trinta anos e foi pai de filhos e filhas.
18Peleg tinha trinta anos de idade quando nasceu o seu filho Reú. 19Depois do nascimento de Reú, Peleg viveu ainda duzentos e nove anos e foi pai de filhos e filhas.
20Reú tinha trinta e dois anos de idade quando nasceu o seu filho Serug. 21Depois do nascimento de Serug, Reú viveu ainda duzentos e sete anos e foi pai de filhos e filhas.
22Serug tinha trinta anos de idade quando nasceu o seu filho Naor. 23E, depois do nascimento de Naor, Serug viveu ainda duzentos anos e foi pai de filhos e filhas.
24Naor tinha vinte e nove anos quando nasceu o seu filho Tera. 25Depois do nascimento de Tera, Naor viveu ainda cento e dezanove anos e foi pai de filhos e filhas.
26Depois dos setenta anos de idade, Tera teve três filhos: Abrão, Naor e Haran.
27Esta é a lista dos descendentes de Tera. Tera foi pai de Abrão, Naor e Haran. E Haran foi pai de Lot. 28Haran morreu antes de Tera, seu pai, na sua terra natal, em Ur, cidade da Caldeia.
29Abrão e Naor casaram-se. A mulher de Abrão chamava-se Sarai e a mulher de Naor era Milca, filha de Haran e irmã de Jisca. 30Mas Sarai era estéril e não conseguia ter filhos.
31Então Tera saiu de Ur, na Caldeia, levando consigo Abrão, seu filho, e Lot, filho de Haran, seu neto, e Sarai, sua nora e mulher de Abrão, com o intuito de irem para a terra de Canaã. Mas chegaram a Haran e ficaram lá a morar. 32Tera viveu até aos duzentos e cinco anos de idade e morreu em Haran.