Leis sobre santidade e justiça
1O Senhor disse a Moisés 2que comunicasse a toda a comunidade dos israelitas as seguintes ordens: «Comportem-se como pessoas santas, porque eu, o Senhor, vosso Deus, sou santo! 3Respeitem o vosso pai e a vossa mãe, e guardem o descanso do sábado em minha honra. Eu sou o Senhor, vosso Deus!
4Não se voltem para os ídolos nem façam para vós deuses de metal. Eu sou o Senhor, vosso Deus!
5Quando oferecerem sacrifícios de comunhão, façam-no de maneira que eles vos sejam aceites. 6Devem comer deles no dia em que forem oferecidos e no dia seguinte. O que ficar para o terceiro dia deve ser atirado ao fogo. 7O que for comido no terceiro dia é carne estragada e fará com que aquele sacrifício já não seja aceite. 8Quem dele comer é considerado culpado de ter profanado o santuário do Senhor e será excluído do seu povo.
9Quando ceifarem as searas dos vossos campos não devem ceifar todos os cantos nem devem ir respigar depois da ceifa. 10Também não deves rebuscar a tua vinha, depois da vindima, nem apanhar as uvas caídas. Deves deixar esses restos para o pobre e para o estrangeiro! Eu sou o Senhor, vosso Deus!
11Não roubem, nem usem de fraude, nem de mentira, em prejuízo dos vossos compatriotas.
12Não façam falsos juramentos, servindo-se do meu nome, porque profanariam o nome do vosso Deus. Eu sou o Senhor!
13Não explores nem causes prejuízo a ninguém. Que o salário devido a um trabalhador não passe nem mais uma noite em tua casa.
14Não desprezes os surdos nem ponhas obstáculos diante dos cegos. Respeita o teu Deus. Eu sou o Senhor!
15Não deem sentenças injustas. Não prejudiques o pobre nem favoreças o rico. Deves julgar com justiça os teus concidadãos.
16Não andes a espalhar calúnias sobre os teus concidadãos; não sejas causador da morte do teu próximo. Eu sou o Senhor!
17Não fiques com ódio ao teu próximo, mas repreende-o, se for preciso, para não seres cúmplice do seu pecado.
18Não tenhas sentimentos de vingança ou de rancor para com o teu próximo; mas ama o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor!
19Cumpram as minhas leis! Não acasalem dois animais de espécie diferente, nem semeiem um campo com duas espécies diferentes de semente, nem usem roupa tecida com dois tipos de fio diferentes.
20Se um homem dorme com uma escrava que está destinada a outro homem, mas que ainda não foi resgatada nem posta em liberdade, deve pagar indemnização, mas não serão condenados à morte, porque ela ainda não era livre. 21Deve oferecer ao Senhor, à entrada da tenda do encontro, um carneiro como sacrifício de reparação. 22Com esse sacrifício, o sacerdote faz por ele o ritual de expiação, diante do Senhor, e o pecado que ele cometeu ser-lhe-á perdoado.
23Quando entrarem na terra de Canaã e plantarem árvores de fruto, durante os três primeiros anos, não devem cortar nem comer os seus frutos; deixem-nos incircuncisos. 24No quarto ano, os frutos devem ser todos consagrados ao Senhor, em ação de graças. 25No quinto ano, já podem comer dos seus frutos e assim terão garantida a produção das árvores. Eu sou o Senhor, vosso Deus!
26Não comam a carne dum animal no local onde derramaram o seu sangue. Não pratiquem a magia nem a adivinhação!
27Não cortem em redondo as pontas do cabelo nem rapem os cantos da barba. 28Não façam cortes nem tatuagens na vossa pele em lembrança dum defunto. Eu sou o Senhor!
29Não desonres a tua filha, empurrando-a para a prostituição e não prostituas a terra, enchendo-a de imoralidades.
30Guardem o dia do descanso em minha honra e respeitem o meu santuário. Eu sou o Senhor!
31Não procurem consultar espíritos nem adivinhos, porque isso vos tornaria impuros. Eu sou o Senhor, vosso Deus!
32Põe-te de pé e sê respeitoso diante dos velhos, por respeito para com o teu Deus. Eu sou o Senhor!
33Não oprimas os estrangeiros que vierem residir na tua terra. 34Deves tratar esse estrangeiro e amá-lo como um dos teus, pois também vocês foram estrangeiros no Egito. Eu sou o Senhor, vosso Deus!
35Não cometam fraudes nem sejam injustos nos pesos e nas medidas! 36Tenham sempre balanças, medidas e pesos exatos! Eu sou o Senhor, vosso Deus, que vos tirou do Egito!
37E procurem pôr em prática todas as minhas leis e decretos. Eu sou o Senhor!»