Renovação da aliança
1Por tudo isto, nós tomamos um compromisso firme por escrito, que vai ser assinado pelos nossos chefes, pelos nossos levitas e sacerdotes.
2Assinam as seguintes pessoas: Neemias, o governador, filho de Hacalias, Sedecias, 3Seraías, Azarias, Jeremias, 4Pachiur, Amarias, Malquias, 5Hatus, Chebanias, Maluc, 6Harim, Meremot, Obadias, 7Daniel, Guineton, Baruc, 8Mechulam, Abias, Miamin, 9Maazias, Bilgai e Chemaías. Todos estes eram sacerdotes.
10Levitas: Josué, filho de Azanias e Binui, do clã de Henadad, Cademiel 11e os seus irmãos Chebanias, Hodias, Quelitá, Pelaías, Hanan, 12Mica, Reob, Hassabias, 13Zacur, Cherebias, Chebanias, 14Hodias, Bani e Beninu.
15Chefes do povo: Parós, Paat-Moab, Elam, Zatu, Bani, 16Buni, Azegad, Bebai, 17Adonias, Bigvai, Adin, 18Ater, Ezequias, Azur, 19Hodias, Hachum, Beçai, 20Harif, Anatot, Nebai, 21Magpias, Mechulam, Hezir, 22Mechezabel, Sadoc, Jadua, 23Pelatias, Hanan, Anaías, 24Oseias, Hananias, Hassub, 25Loés, Pileá, Chobec, 26Reum, Hassabna, Masseias, 27Aías, Hanan, Anan, 28Maluc, Harim e Baaná.
Solenes compromissos
29Juntaram-se a eles o resto do povo, sacerdotes, levitas, porteiros, cantores, servidores do templo e todos os que se tinham afastado da população estrangeira do país, para cumprirem a lei de Deus, juntamente com as suas mulheres, os seus filhos e filhas já capazes de entender. 30Uniram-se aos seus compatriotas notáveis e juraram seguir a lei de Deus, que ele tinha dado por meio do seu servo Moisés, e observar fielmente todos os seus mandamentos, regras e preceitos. 31Decidimos não consentir que as nossas filhas casassem com os naturais do país e não aceitar que as filhas deles casassem com os nossos filhos. 32Comprometemo-nos igualmente a não comprar nada aos naturais do país, quando trouxessem os seus produtos para vender, ao sábado ou em dia santo, e ainda a deixar a terra de pousio no sétimo ano e a perdoar todas as dívidas. 33Assumimos a obrigação de pagar cada ano a terça parte de um siclo para o serviço do templo, 34para os pães consagrados, para as ofertas diárias de cereais, para os holocaustos diários, para os sacrifícios dos sábados e das festas do primeiro dia do mês e doutras solenidades, para as outras ofertas consagradas a Deus, para os sacrifícios pelo perdão do pecado de Israel e para as despesas com o culto no templo do nosso Deus. 35Além disso, os sacerdotes, os levitas e todo o resto do povo deitaram sortes para se ver quem levaria cada ano, segundo as respetivas famílias e em tempos determinados, a lenha para queimar no altar do Senhor, nosso Deus, como está escrito na lei. 36Comprometemo-nos a levar ao templo do Senhor, todos os anos, os primeiros frutos dos nossos campos e das nossas árvores 37e a apresentar no templo, aos sacerdotes que lá prestam serviço, o primeiro filho que nos nascesse, bem como as primeiras crias das nossas vacas e ovelhas. 38Igualmente assumimos o compromisso de entregar, nas salas do templo, a nossa primeira farinha, os primeiros frutos das árvores e o nosso primeiro vinho e azeite para os sacerdotes e a levar aos levitas a décima parte das nossas colheitas. Os levitas irão pessoalmente levantar essa décima parte nas povoações em que moramos.
39Ao receberem a décima parte, os levitas devem estar acompanhados de um sacerdote descendente de Aarão. Em seguida devem levar o que recebem para os armazéns do templo do nosso Deus. 40Os israelitas e os levitas levarão as ofertas do trigo, do vinho e do azeite para os armazéns onde se encontram os utensílios do santuário. É lá que se encontram os sacerdotes de serviço, os porteiros e os cantores. Prometemos não abandonar o templo do nosso Deus.