Recenseamento dos israelitas
1No primeiro dia do segundo mês do segundo ano, depois de terem saído do Egito, no deserto do Sinai, o Senhor falou a Moisés na tenda do encontro e deu-lhe as seguintes ordens:
2«Façam o recenseamento completo do povo israelita, contando e fazendo a lista de todos os homens de Israel, um por um, por famílias e clãs. 3Com a ajuda de Aarão, deves recensear todos os homens de mais de vinte anos, aptos para o exército. 4E devem chamar, para vos ajudar nesse trabalho, um chefe de família por cada tribo. 5Os nomes daqueles que devem estar ao vosso lado são os seguintes:
da tribo de Rúben: Eliçur, filho de Chediur;
6da tribo de Simeão, Salumiel, filho de Surichadai;
7da tribo de Judá, Nachon, filho de Aminadab;
8da tribo de Issacar, Nataniel, filho de Suar;
9da tribo de Zabulão, Eliab, filho de Helon;
10das tribos descendentes de José, Elisama, filho de Amiud, pela tribo de Efraim, e Gamaliel, filho de Pedaçur, pela tribo de Manassés;
11da tribo de Benjamim, Abidan, filho de Guidoni;
12da tribo de Dan, Aiézer, filho de Amichadai;
13da tribo de Asser, Paguiel, filho de Ocran;
14da tribo de Gad, Eliasaf, filho de Deuel;
15da tribo de Neftali, Airá, filho de Enan.»
16Todos estes que foram escolhidos eram chefes dos clãs dos seus antepassados e também chefes militares de Israel.
17Moisés e Aarão colocaram ao seu serviço aqueles homens que tinham sido designados, 18mandaram reunir toda a comunidade no primeiro dia do segundo mês e fez-se uma lista por famílias e clãs de todos os homens que contavam mais de vinte anos. 19E assim Moisés fez o recenseamento no deserto do Sinai, tal como o Senhor lhe tinha mandado.
20O recenseamento dos descendentes de todas as tribos, por famílias e clãs, com a lista dos que tinham mais de vinte anos, aptos para o exército, começou pela tribo de Rúben, filho mais velho de Jacob. 21Da tribo de Rúben foram recenseados quarenta e seis mil e quinhentos.
22Feita a contagem dos descendentes da tribo de Simeão, por famílias e clãs, com a lista dos que tinham mais de vinte anos, aptos para o exército, 23deu um total de cinquenta e nove mil e trezentos homens.
24Feita a contagem dos descendentes da tribo de Gad, por famílias e clãs, com a lista dos que tinham mais de vinte anos, aptos para o exército, 25apurou-se um total de quarenta e cinco mil seiscentos e cinquenta homens.
26Feita a contagem dos descendentes da tribo de Judá, por famílias e clãs, com a lista dos que tinham mais de vinte anos, aptos para o exército, 27apurou-se um total de setenta e quatro mil e seiscentos homens.
28Feita a contagem dos descendentes da tribo de Issacar, por famílias e clãs, com a lista dos que tinham mais de vinte anos, aptos para o exército, 29apurou-se um total de cinquenta e quatro mil e quatrocentos homens.
30Feita a contagem dos descendentes da tribo de Zabulão, por famílias e clãs, com a lista dos que tinham mais de vinte anos, aptos para o exército, 31apurou-se um total de cinquenta e sete mil e quatrocentos homens.
32Feita a contagem dos descendentes de José, pela tribo de Efraim, por famílias e clãs, com a lista dos que tinham mais de vinte anos, aptos para o exército, 33apurou-se um total de quarenta mil e quinhentos homens. 34Pela tribo de Manassés, feita a contagem por famílias e clãs, com a lista dos que tinham mais de vinte anos, aptos para o exército, 35apurou-se um total de trinta e dois mil e duzentos homens.
36Feita a contagem dos descendentes da tribo de Benjamim, por famílias e clãs, com a lista dos que tinham mais de vinte anos, aptos para o exército, 37apurou-se um total de trinta e cinco mil e quatrocentos homens.
38Feita a contagem dos descendentes da tribo de Dan, por famílias e clãs, com a lista dos que tinham mais de vinte anos, aptos para o exército, 39apurou-se um total de sessenta e dois mil e setecentos homens.
40Feita a contagem dos descendentes da tribo de Asser, por famílias e clãs, com a lista dos que tinham mais de vinte anos, aptos para o exército, 41apurou-se um total de quarenta e um mil e quinhentos homens.
42Feita a contagem dos descendentes da tribo de Neftali, por famílias e clãs, com a lista dos que tinham mais de vinte anos, aptos para o exército, 43apurou-se um total de cinquenta e três mil e quatrocentos homens.
44Foi este o resultado do recenseamento feito por Moisés e Aarão, ajudados pelos doze chefes dos israelitas, um por cada tribo, todos chefes dos respetivos clãs.
45O total dos israelitas recenseados, todos homens de mais de vinte anos e aptos para o exército, 46foi de seiscentos e três mil quinhentos e cinquenta.
Função dos levitas
47As famílias dos levitas não foram recenseadas segundo o clã dos seus antepassados junto com as outras, 48pois o Senhor tinha dito a Moisés: 49«Não deves fazer o recenseamento dos levitas nem colocá-los na lista dos restantes israelitas. 50A eles deves confiar o santuário que guarda o documento da aliança, os seus objetos sagrados e tudo o que lá se encontra. Devem transportar o santuário com os seus objetos sagrados e permanecer ao seu serviço e devem viver junto do santuário. 51E quando for necessário transportar o santuário ou colocá-lo em qualquer lado, os levitas é que devem fazer tudo isso. Qualquer estranho que se aproximar do santuário será condenado à morte.
52Os israelitas devem acampar por unidades militares, cada um no seu acampamento e com a sua bandeira. 53Mas os levitas acamparão junto do santuário da aliança, como guardas desse santuário, para que o castigo divino se não volte contra os israelitas.»
54E os israelitas assim fizeram, cumprindo tudo o que o Senhor tinha mandado a Moisés.