A herança das mulheres
1Na tribo de Manassés, havia cinco irmãs, Mala, Noa, Hogla, Milca e Tirça, que eram filhas de Selofad e descendentes de José por Manassés, Maquir, Guilead e Héfer. 2Um dia apresentaram-se diante de Moisés e do sacerdote Eleazar, dos chefes e de toda a comunidade, à entrada da tenda do encontro e disseram: 3«O nosso pai morreu no deserto, mas não pertencia ao grupo daqueles que, juntamente com Coré, se revoltaram contra o Senhor. O nosso pai morreu por pecados que ele cometeu e não deixou filhos herdeiros. 4Por que é que o nome do nosso pai haveria de desaparecer da família, por causa de não ter tido filhos? Dá-nos o direito de tomarmos parte na herança, tal como os irmãos do nosso pai.»
5Moisés foi apresentar a causa delas diante do Senhor 6e o Senhor disse a Moisés: 7«As filhas de Selofad têm razão. Deves dar-lhes o direito de terem parte na herança, tal como os irmãos de seu pai e fazer com que elas recebam as heranças do seu pai. 8Além disso, diz aos israelitas que, no caso de um homem morrer sem deixar filhos, a sua herança passa para as filhas. 9Se também não tiver filhas, a herança deve passar para os irmãos. 10Se também não tiver irmãos, a herança passa aos irmãos do seu pai. 11Se o seu pai também não tiver irmãos, a herança passa para o seu parente mais próximo. É esse que ficará com a herança. Esta é a lei válida para os israelitas, tal como o Senhor ordenou a Moisés.»
Josué escolhido para suceder a Moisés
12O Senhor disse a Moisés: «Sobe ali ao monte Abarim, para veres a terra que eu vou dar aos israelitas. 13E, depois de a teres visto, irás tu também juntar-te aos teus antepassados que morreram, como o teu irmão Aarão já foi. 14Pois revoltaram-se contra as minhas ordens no deserto de Sin, quando o povo protestava, pedindo água, e recusaram-se a reconhecer a minha santidade. Foi o que aconteceu na nascente de Meriba, em Cadés, no deserto de Sin.»
15Moisés disse ao Senhor: 16«Ó Senhor, tu és o Deus que dá vida a todos os seres vivos; nomeia um chefe para este povo, 17um chefe que esteja à sua frente para onde quer que vá, de modo que o teu povo não ande como um rebanho que não tem pastor.»
18O Senhor respondeu a Moisés: «Chama Josué, filho de Nun, que é um homem de muitas qualidades. Põe as tuas mãos sobre a sua cabeça 19e leva-o à presença do sacerdote Eleazar e de toda a comunidade. Diante deles, dá-lhe instruções 20e entrega-lhe parte das responsabilidades que tens, de modo que todo o povo seja testemunha disso. 21Estando ele assim diante do sacerdote Eleazar, este deve consultar o Senhor por meio dos dados sagrados. Tanto Josué como o povo de Israel devem, em qualquer circunstância, seguir as suas ordens.»
22Moisés fez como o Senhor lhe tinha mandado. Chamou Josué e foi apresentá-lo diante do sacerdote Eleazar e de toda a comunidade; 23colocou as mãos sobre a cabeça de Josué e deu-lhe instruções, tal como o Senhor tinha mandado.