1Moisés comunicou aos israelitas tudo o que o Senhor lhe tinha ordenado.
Normas sobre as promessas
2Moisés comunicou ainda aos chefes das tribos de Israel outras ordens do Senhor: 3«Quando um homem fizer uma promessa em honra do Senhor, ou assumir para si mesmo um compromisso por juramento, não deve faltar à palavra; deve cumprir tudo exatamente como prometeu.
4Quando uma mulher fizer uma promessa ao Senhor ou assumir um compromisso, sendo ainda solteira e vivendo em casa de seu pai, 5se o pai, ao saber da promessa ou do compromisso que ela assumiu, não diz nada, então essa promessa ou compromisso mantém-se de pé. 6Mas se, ao saber da promessa ou do compromisso assumido pela filha, o pai não concorda com isso, ficam sem valor. E o Senhor perdoa a promessa à filha, porque o pai não esteve de acordo.
7E se ela se casar, estando ainda obrigada a uma promessa ou a um compromisso que assumiu sem refletir, 8e se o marido, ao saber disso, não disser nada, então a sua promessa ou o compromisso mantêm-se de pé. 9Mas se o marido, ao saber disso, não concorda, então fica nula a promessa a que ela estava obrigada e o compromisso que ela assumiu. O Senhor perdoa-lhos.
10As promessas feitas por uma mulher viúva ou divorciada ou os compromissos assumidos por ela permanecem válidos.
11Se uma mulher casada fizer uma promessa ou assumir um compromisso sob juramento 12e se o seu marido, ao saber disso, o não desaprova, as suas promessas e compromissos assumidos mantêm-se de pé e fica obrigada a eles. 13Mas se, ao saber dos compromissos que ela assumiu ou das promessas a que se obrigou, o marido os quiser anular, ficam anulados. E uma vez que o marido os anulou, o Senhor perdoa-lhos.
14Todas as promessas ou juramentos de fazer uma penitência qualquer podem ser aprovados ou anulados pelo marido. 15Se o marido se calar durante algum tempo, depois de ter sabido das promessas dela ou dos compromissos que assumira, faz com que eles se tornem válidos. 16E se, mais tarde, os quiser anular, fica ele com a culpa de ela os não cumprir.»
17Estas foram as normas que o Senhor deu a Moisés sobre o poder do marido relativamente à mulher e do pai relativamente à filha, enquanto ela vive, ainda solteira, em casa do pai.