Romanos 12
A vida ao serviço de Deus
1Irmãos, peço-vos pelo amor de Deus que se ofereçam a ele como ofertas vivas, santas e agradáveis. É este o verdadeiro culto que lhe devem prestar. 2Não vivam de acordo com as normas deste mundo, mas transformem-se, adquirindo uma nova mentalidade. Assim compreenderão qual é a vontade de Deus, isto é, o que é bom, o que lhe é agradável e o que é perfeito.
3Em virtude da missão que Deus me confiou a vosso respeito, recomendo-vos que ninguém se julgue mais do que é. Pelo contrário, sejam modestos e que cada um se julgue a si mesmo conforme o grau da fé que Deus lhe deu. 4Num mesmo corpo há vários membros e cada um tem a sua função. 5Assim também nós, que somos muitos, formamos um só corpo em união com Cristo e estamos unidos uns aos outros como membros do mesmo corpo.
6Nós temos dons diferentes conforme Deus os quis dar gratuitamente a cada um. Quem tiver o dom de anunciar a mensagem de Deus, deve usá-lo conforme a sua fé. 7Quem tiver o dom de servir os outros, que sirva; quem tiver o dom de ensinar, que ensine; 8quem tiver o dom de encorajar os outros, que os encoraje. O que reparte o que tem com os outros, reparta-o generosamente. O que preside faça-o com dedicação. O que ajuda os necessitados, ajude-os com alegria.
Exigências da vida cristã
9Que o vosso amor seja sincero. Detestem o mal e pratiquem o bem. 10Amem-se como irmãos e ponham os outros sempre em primeiro lugar. 11Trabalhem e não sejam preguiçosos. Sirvam o Senhor com dedicação e fervor. 12Sejam alegres na esperança que têm. Tenham coragem nos sofrimentos e nunca deixem a oração. 13Repartam com os crentes necessitados e recebam bem os que procuram hospitalidade. 14Peçam a Deus que abençoe aqueles que vos tratam mal. Peçam para eles bênçãos e não maldições. 15Alegrem-se com os que estão alegres e chorem com os que choram. 16Vivam em harmonia de sentimentos. Não procurem honrarias, mas aceitem as ocupações mais humildes. Não se envaideçam com aquilo que sabem. 17Não paguem o mal com o mal. Procurem antes fazer o bem diante de todos. 18Façam tudo o que for possível da vossa parte para viverem em paz com toda a gente. 19Meus caros irmãos, não façam justiça por vossas mãos. Deixem que seja Deus a castigar, pois diz o Senhor na Sagrada Escritura: A mim é que pertence castigar; eu é que darei a recompensa. 20E diz também: Se o teu inimigo tem fome, dá-lhe de comer e se tem sede dá-lhe de beber. Ao fazeres isso, farás com que a cara lhe arda de vergonha. 21Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem.
A BÍBLIA para todos, Tradução Interconfessional © Sociedade Bíblica de Portugal, 1993, 2009.