Terceira Semana do Advento
Texto(s) bíblico
Mateus 11
Jesus fala de João Batista
Ponha a sua Esperança e Confiança no Senhor
Para pensar: Alguma vez esperou que alguma coisa acontecesse para no final descobrir que o que estava à espera não aconteceu, ou que aconteceu uma coisa completamente diferente disso? Ficou desapontado? Surpreso? À medida que se prepara para celebrar o Natal, confie no amor de Deus e pense em formas de partilhar esse amor com os outros, e encher os seus corações com a esperança que o nascimento do Salvador traz.
Para ouvir: Jesus falou às multidões sobre João: “que é que foram ver no deserto? […] Um homem vestido de roupas finas?… os que se vestem de roupas finas estão nos palácios dos reis… afinal, que é que lá foram ver? Um profeta? Sim! E também vos digo: ele é mais do que um profeta.” (Mateus 11,7-9
Para falar: De que forma Jesus descreveu João? Qual é a reação dele à resposta de Jesus? Explique.
Para aprender: João Batista foi chamado, algumas vezes, o último “profeta do Antigo Testamento” por causa dos avisos que ele dava acerca do julgamento de Deus e porque ele anunciava a vinda do “Escolhido de Deus” (Messias). Enquanto esteve preso, ele ouviu acerca de Jesus e fez uma pergunta importante acerca da sua identidade. Descreva por palavras suas a essência da resposta de Jesus à pergunta de João. O que revelam as ações de Jesus acerca de si mesmo? (Leia Mateus 11,2-11
Para orar: Querido Deus, a minha esperança e confiança estão em ti. Ajuda-me a partilhar com os outros, a fazer a tua vontade e a levar a luz da tua mensagem àqueles que estão espiritualmente em trevas. Que os seus corações sejam cheios da esperança que vem de ti. No precioso e santo nome de Jesus eu oro. Ámen.
Para ler: Lucas 1:51-53; 1:54-56; 1:57-58; 1:59-60; 1:61-62; 1:63-64
Para fazer: Mantenha a rotina familiar de leitura diária e decoração da árvore do Advento. Esta semana, desenhe corações. Escreva a referência bíblica das leituras do dia num dos lados e, do outro, escreva o nome de pessoas por quem vai orar. Depois, decore ou pinte os corações e cole ou pendure na Árvore de forma a poder ver-se de ambos os lados. Agora, orem juntos por essas pessoas.