52 - A Palavra viva - SAUDAÇÕES!

ORAÇÃO
“A minha alma celebra a grandeza do Senhor e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador, porque ele olhou com amor para esta sua humilde serva!” (Lucas 1:46-48)

Texto (s) da Bíblia

REFLEXÃO

Isabel e Maria devem ter tido uma feliz reunião de família, quando se encontraram (1:39-40). Não só, estavam ambas grávidas devido a circunstâncias milagrosas, como se aperceberam, ambas, de que Deus as tinha escolhido para algo especial. Deus, muitas vezes, usa pessoas improváveis para fazer o seu trabalho. Podes sentir-te demasiado velho, como Isabel (1:18) ou demasiado insignificante, como Maria (1:48). Mas, Deus é capaz de fazer coisas incríveis (1:37), através de pessoas fiéis, que dependem dele humildemente (1:6, 13, 50). Independentemente da fase da vida em que estejas, Deus pode usar-te se desenvolveres estas qualidades.

Mas, quando Deus nos escolhe, devemos estar prontos para responder. Compara a reação de Zacarias: “Como posso ter a certeza disso?” (1:18), com a de Maria: “Como é que isso pode ser?” (1:34). Maria acreditava que Deus era capaz de o fazer; Zacarias não tinha tanta certeza. Ter fé, não significa que vais conseguir compreender, exatamente, o que Deus está a fazer na tua vida. Muitas vezes, não vais. Fé é, simplesmente, acreditar que Deus tem o poder de fazer qualquer coisa (1:37) e depois comprometeres-te a fazer as coisas à sua maneira, independentemente do que possa acontecer (1:38).

Por vezes, a vida de fé leva-nos por caminhos solitários. Podemos sentir-nos desencorajados e questionar se alguém repara nas nossas tentativas de seguir Deus. Mas, Gabriel abriu as cortinas do céu e deu-nos uma maravilhosa imagem do próprio Deus a ouvir as nossas orações (1:13) e a registar as nossas tentativas de viver para ele (1:28-30). Viver a vida cristã pode ser um desafio, mas nunca estamos sozinhos.

A principal função de Gabriel, era anunciar que Deus estava pronto a cumprir a grande obra do plano de salvação (1:30-35). Temos vindo a seguir esse plano des-de que Adão e Eva pecaram pela primeira vez no Jardim do Éden. O que torna o Novo Testamento interessante, é que Deus entra na história e faz, ele próprio, o plano acontecer. Esta é a “grande história”.

APLICAÇÃO

Alguma vez te sentiste isolado ou desencorajado ao tentar seguir a Deus? Quando e porquê? O que te faz sentir que Deus, afinal, importa-se?

ORAÇÃO

Pai, é verdade que, às vezes, não compreendo o que estás a fazer na minha vida. Mas, acredito que tens o poder para fazer coisas incríveis através de mim e estou pronto, se me quiseres usar hoje.

Sociedade Bíblica de Portugal
Rua Vasco Santana, 6 - Loja D.
2675-629 Odivelas
Portugal
Telefone: (+351) 213 545 534
info@sociedadebiblica.pt
www.lojadabiblia.pt
Desde 1809 a operar em Portugal, com a missão de Levar a Bíblia às pessoas e trazer as pessoas à Bíblia!
Google Playstore

Apple Appstore