Uma paz acima de qualquer circunstância
Texto(s) bíblico
Mateus 14
Na nossa geração não há lembrança de dias assim. Não se trata apenas da pandemia mas da forma como tudo se tem desenrolado: o que é verdade num dia, já não é no outro. As fake news e os comunicados oficiais correm lado a lado lançando, um pouco por todo o lado, muita confusão senão mesmo pânico. Embora as circunstâncias sejam as mesmas para todos, os que creem e os que não creem, todavia há algo que, mais do que nunca, precisamos lembrar e tomar posse: a paz de Deus. No evangelho de João encontramos a seguinte promessa: “A paz vos deixo, a minha paz vos dou. Mas não a dou como a dá o mundo. Não se preocupem nem tenham medo.” (14:27).
Na véspera do dia do seu grande sofrimento Jesus deixou-nos uma mensagem de esperança e de encorajamento. Além desta paz não ser apenas um sentimento, mas uma característica do próprio Deus (O Senhor é paz Jz 6, 23), ela tampouco é dada “como o mundo dá”. Ela não está limitada por circunstâncias (ausência de guerra), por jogos de poder (posses ou influências) mas é uma paz que vem da própria presença de Jesus junto dos discípulos. Uma promessa proferida no contexto do anúncio da vinda do Espírito Santo para estar com eles: “Pedirei ao Pai e Ele vos enviará outro Consolador, a fim de que esteja sempre convosco (…) Não vos deixarei órfãos (…) Vou e volto para junto de vós”. A paz que Jesus oferece é a Sua presença connosco.
Jesus disse-lhes ainda: “Não se preocupem”. Além de combater a ansiedade gerada pelas coisas que não podemos controlar (cf. Mt 6:25-34), Jesus corrigiu o excesso de preocupação com aquilo que dia de amanhã possa trazer. Paulo também exortou os seus ouvintes lembrando-lhes: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus” (4, 6-7). Esta paz que vai além do que é lógico e não pode ser explicada, é a paz que podemos gozar quando ao nosso redor tudo desmorona. É a paz que podemos sentir quando todos à nossa volta estão assustados. Não vale a pena estar preocupado e ansioso, mas sim colocar esses anseios e preocupações diante Daquele que tem todo o poder.
Por fim Jesus terminou dizendo-lhes: “Nem tenham medo”. Deus revelou-se a Gedeão quando ele, cheio de medo dos seus inimigos, malhava trigo escondido num lagar (Jz 6). Deus encontra-se connosco no lugar do nosso medo. Porém, o seu perfeito amor lança fora todo o medo. “No amor não existe medo; antes o perfeito amor lança fora todo o medo” (1João 4:18). É por isso, e SÓ POR ISSO, que não precisamos ter medo. O Covid-19 é real, a crise é real, o clima de insegurança é real, o medo é real. Mas no lugar do nosso medo, Deus encontra-se connosco, e o Seu amor lança fora TODO o medo. “Não tenhas medo, porque estou contigo; não te aflijas, porque sou o teu Deus” (Isaías 41:10)