A Bíblia em Língua Gestual Portuguesa!

Começaram os preparativos para iniciar o projeto de tradução da Bíblia para Língua Gestual Portuguesa! São cerca de 60 mil os falantes de Língua Gestual Portuguesa que ainda não têm acesso à Bíblia – a grande maioria não sabe ou não consegue ler e, os que conseguem, encaram a leitura como uma 2ª língua, uma vez que, a sua língua materna é a Língua Gestual: é nessa língua que pensam, entendem o mundo, expressam o que sentem e comunicam.

A comunidade surda em Portugal não conhece as Escrituras, desconhece as principais narrativas bíblicas, pode ter-se sentado em igrejas, visto símbolos religiosos, etc., mas não teve acesso ao seu significado. Desconhece igualmente a geografia, cultura, contexto histórico, tradições e outros fatores que pertencem à Bíblia, bem como a forma como está organizada e porquê.

Trata-se, contudo, de um projeto a longo prazo.
A esta altura, estamos a organizar e reunir a equipa, cujos parceiros são a Deaf Bible Society (Sociedade Bíblica para os surdos – parceira das Sociedades Bíblicas Unidas), a Sociedade Bíblica de Portugal, e a Igreja para Surdos em Portugal. Ver este sonho começar a tomar forma é, para nós, um motivo de grande alegria e gratidão a Deus!

Este conteúdo foi publicado em Quarta-feira 18 maio 2022