Está convocado!

Ao aproximamo-nos da celebração dos 400 anos do nascimento de João Ferreira de Almeida (2028), o tradutor da primeira tradução completa da Bíblia em português, a Sociedade Bíblica preparou um conjunto de iniciativas a que deu o nome de Década de Almeida, com o objetivo de trazer à memória tanto a vida do autor como a sua inestimável obra. Entre elas destaca-se uma atividade que já está em curso: a revisão do texto que Almeida nos deixou. Considerando que já passaram 123 anos desde que foi realizada a última revisão (1898), cuja versão ficou conhecida como Almeida Revista e Corrigida, e que fruto da evolução da nossa língua no último século, tanto do ponto de vista da ortografia como do seu significado, muitos termos tornaram-se obsoletos, é relevante e urgente verter essas transformações para esta obra ajudando-a a permanecer acessível aos atuais falantes da língua portuguesa.

Tendo por objetivo recuperar tanto o propósito como a natureza da tradução primeva, ou seja, acessível a todos e lida em voz alta, a Sociedade Bíblica está a promover o envolvimento dos leitores de Almeida no atual processo de revisão. Neste sentido, convocamos todos os apreciadores, em todo o território nacional, independentemente da sua denominação ou cargo eclesiástico, para colaborar. Para o efeito, cada comunidade de fé deve constituir um grupo de trabalho (máximo 10 pessoas) e realizar uma formação básica para leitores do texto bíblico.

Além de informar sobre alguns requisitos técnicos em torno do funcionamento do grupo e da partilha das sugestões, esta formação pretende também que os participantes possam descobrir a leitura e audição do texto bíblico como uma experiência tanto pessoal como comunitária. Entendendo a Bíblia como literatura e a voz como instrumento, serão fornecidas algumas notas e observações elementares quer na área da literatura bíblica quer na dicção.

Finalmente, é ainda de sublinhar que, na sequência das iniciativas de evocação do 4º centenário do nascimento de Almeida, a Sociedade Bíblica irá selecionar 40 destes grupos para que, de forma simbólica, 400 colaboradores possam emprestar a sua voz à produção de uma Bíblia em Áudio com a nova revisão.

Se gostava que a sua comunidade de fé participasse num grupo de revisão, contacte-nos!

Simão Silva: s.silva@sociedade-biblica.pt

Este conteúdo foi publicado em Quinta-feira 16 setembro 2021
Sociedade Bíblica de Portugal
Rua José Estêvão, 4-B,
1150-202 Lisboa,
Telefone: (+351) 213 545 534
info@sociedade-biblica.pt
www.lojadabiblia.pt
A SOCIEDADE BÍBLICA DE PORTUGAL Desde 1809 a operar em Portugal, a sua missão é Levar a Bíblia às pessoas e trazer as pessoas à Bíblia! Integra as Sociedades Bíblicas Unidas que atuam em mais de 200 países.
Google Playstore

Apple Appstore