III jornada Bíblia de Almeida

O êxodo madeirense e a difusão da Bíblia em português

Sexta-feira, 29 de outubro – 19h00 – Madeira

Este ano de 2021, é um ano especial no que respeita à celebração da obra bíblica em português. Se, por um lado, faz 340 anos da publicação da 1ª Edição (1681) do Novo Testamento traduzido por Almeida, por outro lado, não podemos deixar de evocar os 200 anos da Bíblia completa traduzida pelo Pe. António de Figueiredo (1821). Entre uma e outra recordação é importante assinalar ainda os 175 anos do êxodo madeirense para os EUA e o modo como a Bíblia (distribuída primeiramente entre os madeirenses) contribui para a afirmação da língua do nosso coração na terra do tio Sam.

Embora as jornadas A Bíblia de Almeida tenham por objetivo principal promover uma reflexão histórica e cultural da vida e obra de João Ferreira de Almeida, impõe-se tratarmos também os acontecimentos acima descritos como uma encruzilhada de contextos e circunstâncias que se confrontam e complementam. Assim sendo, na terceira edição, além da distribuição da Bíblia no contexto insular e do papel da mesma na ação do missionário escocês Robert Kalley na Madeira, será apresentado e discutido o seguinte tema: Dois tradutores, duas traduções, uma só língua: João Ferreira Almeida e António Pereira de Figueiredo.

Com o apoio da Câmara Municipal do Funchal, os trabalhos decorrerão no dia 29 de outubro pelas 19h00 na sala “multiusos” do Centro Comunitário do Funchal, junto às instalações da biblioteca municipal. A Sociedade Bíblica está a preparar um serviço de streaming para que todos os interessados possam assistir via online.

Este conteúdo foi publicado em Quarta-feira 6 outubro 2021
Sociedade Bíblica de Portugal
Rua José Estêvão, 4-B,
1150-202 Lisboa,
Telefone: (+351) 213 545 534
info@sociedade-biblica.pt
www.lojadabiblia.pt
A SOCIEDADE BÍBLICA DE PORTUGAL Desde 1809 a operar em Portugal, a sua missão é Levar a Bíblia às pessoas e trazer as pessoas à Bíblia! Integra as Sociedades Bíblicas Unidas que atuam em mais de 200 países.
Google Playstore

Apple Appstore