O número de idiomas que têm a tradução completa da Bíblia chega aos 700 pela primeira vez

Agosto 3, 2020 por ANDREA RHODES   

O número de idiomas do mundo que têm a tradução completa da Bíblia chegou aos 700 este mês, segundo os dados do site https://progress.bible/ que reúne dados de agências de tradução da Bíblia de todo o mundo, incluindo as Sociedades Bíblicas. São cerca de 5,7 biliões de pessoas (80% da população mundial), que agora têm a Bíblia completa na sua língua materna!

As Sociedades Bíblicas Unidas (SBU) são responsáveis por quase três quartos das traduções da Bíblia em todo o mundo.

“É encorajador saber que há 700 línguas com a Bíblia completa,” diz o diretor executivo das SBU Michael Perreau. “É o fruto de gerações de sacrifício e generosidade. Cada tradução da Bíblia leva anos de trabalho e dedicação. Damos graças a Deus pelos homens e mulheres que gastaram tanto tempo das suas vidas a trazer a Palavra de Deus para as suas comunidades e por aqueles que oraram e apoiaram o seu trabalho.”

Nos últimos cinco anos, as Sociedades Bíblicas Unidas completaram primeiras traduções da Bíblia completa em 50 línguas, o que significa que mais 57 milhões de pessoas têm agora acesso à Palavra de Deus completa, na sua língua materna. 

O lançamento da Bíblia no idioma Ellomwe no Malawi, no ano passado – uma das 50 primeiras traduções completas da Bíblia, concluída pelas Sociedades Bíblicas Unidas nos últimos cinco anos.

Além disso, a Biblioteca da Bíblia Digital ( Digital Bible Library®), criada para permitir que centenas de milhões de pessoas tenham acesso às Escrituras através de sites e aplicações, atingiu recentemente um importante marco: reunir 2.500 textos em 1.622 idiomas, usados por mais de 5,7 bilhões de pessoas.

“2020 tem sido um ano de grande incerteza, em que muitas pessoas procuram esperança e segurança,” comenta Perreau. “Torna-se ainda mais importante que as pessoas possam ter acesso às Escrituras na língua que melhor fala ao seu coração. A minha oração é que, apesar de todos os desafios que o mundo enfrenta, este seja o ano em que muitos mais milhões venham a descobrir as riquezas da Bíblia por si mesmos.”   

Segundo os dados do progress.bible, o número de línguas que têm a Bíblia completa quase duplicou nos últimos 30 anos (de 351 em 1990, a 700 em 2020). E o marco das 600 línguas foi ultrapassado apenas há 7 anos, em 2013, o que demonstra o incrível progresso que a tradução da Bíblia está a atravessar atualmente.  

“O aumento do ímpeto na tradução da Bíblia nos anos mais recentes, é motivo de muitas ações de graças,” observa o diretor executivo do Ministério Bíblico das Sociedades Bíblicas Unidas, Alexander Schweitzer. 

“A crescente colaboração entre agências tem sido uma parte importante deste progresso empolgante, bem como os esforços crescentes de capacitação ao nível básico entre as comunidades. Esses fatores, junto com o avanço tecnológico e o investimento dos doadores, tem-nos permitido ver, pela graça de Deus, esses avanços incríveis, com o objetivo de ter a Bíblia disponível para todos. Somos gratos a Deus por nos unir e por abençoar o trabalho.

“Mas ainda há muito trabalho a fazer: 1,5 bilião de pessoas ainda não tem acesso à Bíblia completa no seu idioma. Nas próximas duas décadas, a visão das Sociedades Bíblicas Unidas é completar 1.200 traduções, o que tornará as Escrituras acessíveis a 600 milhões de pessoas.”

As Sociedades Bíblicas Unidas são uma irmandade de Sociedades Bíblicas que trabalham em mais de 240 países e territórios. Juntos, são os maiores tradutores, editores e distribuidores da Bíblia do mundo. Nos últimos cinco anos, as Sociedades Bíblicas em todo o mundo distribuíram mais de 1,8 biliões de Escrituras e concluíram a tradução das Escrituras em 270 idiomas usados por 1,7 biliões de pessoas. As Sociedades Bíblicas também atuam em áreas como prevenção do VIH/ SIDA, cura de traumas e alfabetização. As Sociedades Bíblicas trabalham com todas as igrejas cristãs e muitas organizações não governamentais internacionais. Para obter mais informações, visite http://www.unitedbiblesocieties.org/

Este conteúdo foi publicado em Quarta-feira 23 setembro 2020
Sociedade Bíblica de Portugal
Rua José Estêvão, 4-B,
1150-202 Lisboa,
Telefone: (+351) 213 545 534
info@sociedade-biblica.pt
www.lojadabiblia.pt
A SOCIEDADE BÍBLICA DE PORTUGAL Desde 1809 a operar em Portugal, a sua missão é Levar a Bíblia às pessoas e trazer as pessoas à Bíblia! Integra as Sociedades Bíblicas Unidas que atuam em mais de 200 países.
Google Playstore

Apple Appstore