Sociedade Bíblica de Portugal

Jericó

Jericó é uma das cidades mais antigas do Médio Oriente. Não fica longe de Jerusalém, situando-se a ocidente do rio Jordão. Jericó é conhecida especialmente por ter sido a cidade que foi rodeada pelos israelitas até que as suas muralhas caíssem. No Novo Testamento há algumas referências a Jericó nas narrativas acerca de Jesus.

Cidade das Palmeiras

Jericó foi habitada a partir do ano 9500 aC. Portanto, é uma das cidades mais antigas do antigo oriente próximo.
Jericó situava-se numa região fértil. Havia muitas tamareiras nessa zona, e é por isto que é referida também como “cidade das palmeiras” (ou das tamareiras) na Bíblia (Juízes 1:16; Juízes 3:13).

Localização

Jericó situava-se a ocidente do rio Jordão, a cerca de 15 quilómetros do Mar Morto e a 30 quilómetros de Jerusalém. A cidade estava numa interseção de importantes rotas. Quem atravessasse o Jordão vindo do oriente teria de passar por Jericó. Jericó é também uma importante referência geográfica no Antigo Testamento. É mencionada com frequência nas descrições da região fronteiriça. 

Dedicada a Deus

De acordo com o livro de Josué, Jericó é a primeira cidade na região de Canaã da qual os irsraelitas tomam posse. Depois de terem marchado à volta da cidade durante sete dias, as muralhas caiem. Os israelitas destroem então a cidade e matam todos os seus habitantes. Apenas Raab e a sua família são poupados, por aquela ter ajudado os dois espiões israelitas a escaparem de Jericó.
Jericó é dedicada a Deus. Por esta razão, não é permitido aos israelitas guardarem nada do espólio de Jericó para si mesmos, devendo em vez disso levar todos os objetos de ouro e prata ao santuário. Josué profere uma maldição a quem quer que tente reconstruir esta cidade (Josué 6:26).
Algumas centenas de anos mais tarde, no tempo do rei Acab, Hiel reconstrói a cidade de Jericó. O filho mais velho de Acab morre ao lançar os alicerces e o filho mais novo deste morre ao reconstruir as portas da cidade, conforme Josué tinha predito (1 Reis 16:34).

Jericó no Novo Testamento

Jericó é mencionada na parábola do Bom Samaritano. Nesta história, alguém viaja de Jerusalém a Jericó (Lucas 10:30). Para além disto, há ainda a referência ao cego Bartimeu, que é curado por Jesus às portas de Jericó (Marcos 10:46 e Lucas 18:35); Jericó é também o lugar de residência de Zaqueu, o cobrador de impostos que subiu ao sicómoro para poder ver Jesus. 

 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.12
Siga-nos em: