Sociedade Bíblica de Portugal

2 – No princípio – OLHOS BEM ABERTOS

ORAÇÃOSenhor, estou verdadeiramente grato por nos teres dado a Bíblia e porque tenho liberdade para a ler. Ajuda-me a compreender o que tens para me dizer, hoje.

Texto(s) bíblico

Desobediência a Deus

1A serpente, que era o mais astuto de todos os animais selvagens criados pelo Senhor Deus, 2disse à mulher: «Com que então Deus proibiu-vos de comerem do fruto de todas as árvores do jardim!»

Mas a mulher respondeu-lhe: «Nós podemos comer o fruto das árvores do jardim. 3Só nos proibiu de comer do fruto da árvore que está no meio do jardim. Se tocássemos no seu fruto, morreríamos.»

4A serpente replicou-lhe: «Não têm que morrer. De maneira nenhuma! 5O que acontece é que Deus sabe que no dia em que comerem desse fruto, abrir-se-ão os vossos olhos e ficarão a conhecer o mal e o bem, tal como Deus.»

6A mulher pensou então que devia ser bom comer do fruto daquela árvore, que era apetitoso e agradável à vista e útil para alcançar sabedoria. Apanhou-o, comeu e deu ao seu marido que comeu também. 7Nesse momento, abriram-se os olhos de ambos e deram-se conta de que andavam nus. Coseram então folhas de figueira, para com elas poderem cobrir a cintura.

8Nisto ouviram que o Senhor Deus andava a passear no jardim, pela brisa da tarde, e o homem foi-se esconder com a sua mulher no meio das árvores do jardim. 9O Senhor Deus chamou pelo homem e perguntou: «Onde estás?»

10O homem respondeu: «Apercebi-me de que andavas no jardim; tive medo, por estar nu, e escondi-me.»

11Deus perguntou-lhe: «Quem é que te disse que estavas nu? Será que foste comer do fruto daquela árvore que eu tinha proibido?»

12O homem replicou: «A mulher que me deste para viver comigo é que me deu do fruto dessa árvore e eu comi.»

13O Senhor Deus disse então à mulher: «Que é que fizeste?»

A mulher respondeu: «A serpente enganou-me e eu comi

14O Senhor Deus disse então à serpente: «Já que fizeste isto, maldita sejas tu entre todos os animais, domésticos ou selvagens. Terás que arrastar-te pelo chão e comer terra, durante toda a tua vida. 15Farei com que tu e a mulher sejam inimigas, bem como a tua descendência e a descendência dela. A descendência da mulher há de esmagar-te a cabeça e tu procurarás esmagar-lhe o calcanhar

16E à mulher disse: «Vou fazer com que sofras os incómodos da gravidez e terás que dar à luz com muitas dores. Apesar disso, sentirás forte atração pelo teu marido, mas ele há de mandar em ti.»

17E ao homem disse: «Já que deste ouvidos à tua mulher e comeste do fruto da árvore, do qual eu te tinha proibido de comer,

a terra fica amaldiçoada por tua causa,

e será com grande sofrimento

que dela hás de tirar alimento,

durante toda a tua vida.

18Só produzirá espinhos e cardos

e tu terás de comer a erva que cresce no campo.

19Só à custa de muito suor

conseguirás arranjar o necessário para comer,

até que um dia te venhas a transformar de novo em terra,

pois dela foste formado.

Na verdade, tu és pó

e em pó te hás de transformar de novo.»

20O homem, Adão, deu à sua mulher o nome de Eva, porque ela era a mãe de todos os seres humanos. 21O Senhor Deus arranjou para o homem e para a sua mulher roupas de pele de animal para que se vestissem com elas.

22O Senhor Deus disse então: «O homem tornou-se semelhante a um de nós, conhecendo o bem e o mal. Agora só falta que vá também colher do fruto da árvore da vida, para dele comer e ter vida para sempre!» 23Por isso, Deus, o Senhor, expulsou-o do jardim do Éden e o homem teve que ir cultivar a terra, da qual tinha sido formado. 24Depois de ter expulsado o homem, Deus colocou diante do jardim do Éden os querubins e uma espada de fogo, que se movia dum lado para outro, de modo a impedir o caminho para a árvore da vida.

A cultura popular, muitas das vezes, retrata o sexo como o “pecado original”. Mas não é isso que a Bíblia diz. Na verdade, o prazer da intimidade sexual entre marido e mulher faz parte do propósito de Deus para a criação (2:23-25). Na verdade, o pecado original foi pôr em causa (3:1), desafiar (3:4) e, depois, desobedecer (3:6) à definição de Deus do bem e do mal (2:16-17). Tanto Adão como Eva cometeram este erro trágico que afeta toda a criação desde então. Basta ler um pouco de História ou, se formos honestos, olhar para as nossas vidas para vermos que é verdade.

O pecado trouxe consequências imediatas. Para Eva, significou ter dores durante o parto e uma nova tensão na sua relação com o marido (3:16). Para Adão, significou sofrimento no trabalho e futilidade na vida (3:17-19). Consegues imaginar como seria, se todos os nossos relacionamentos fossem sempre satisfatórios e o trabalho fosse sempre relevante?

Mas, a maior consequência do pecado não foi, apenas, corromper a criação perfeita de Deus foi, também, interromper o nosso relacionamento com ele. Adão e Eva desfrutavam de uma comunhão única e próxima com Deus (3:8, 9), mas, agora, estavam com medo e tentaram esconder-se (3:10). Para agravar o problema, começaram a racionalizar o seu comportamento e, assim, testemunhamos o aparecimento da culpa no mundo (3:11-13). Por fim, Adão e Eva foram banidos da presença de Deus, sem qualquer hipótese de regresso (3:23-24).

Dor, lamento, futilidade, culpa, dificuldades nos relacionamentos, separação de Deus. O pecado colocou-nos numa situalção terrível! Mas, Deus tinha um plano para resolver o problema, e isso são boas notícias.

APLICAÇÃO

O que te faz sentir culpa? Fizeste alguma coisa, há algum tempo ou mais recentemente, de que te arrependes profundamente?
Como podes endireitar as coisas com Deus e com as outras
pessoas?

ORAÇÃO

Senhor, é difícil admitir, mas tenho um problema com o pecado. Por favor, perdoa-me e ajuda-me a viver de um modo que te agrade.

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.12
Siga-nos em: