Sociedade Bíblica de Portugal

23 – A Lei e a Terra – APRENDE E VIVE

ORAÇÃOAo meditar na tua Palavra, hoje, guia o meu coração à mensagem que queres que eu ouça e aplique.

Texto(s) bíblico

Deus fala a Josué

1Depois de Moisés, servo do Senhor, ter morrido, o Senhor disse a Josué, filho de Nun e auxiliar de Moisés: 2«O meu servo Moisés morreu. Por isso, prepara-te tu e todo o povo de Israel para atravessarem o rio Jordão e entrarem na terra que eu lhes vou dar. 3Hei de dar-vos todos os lugares que os vossos pés pisarem, como prometi a Moisés. 4O vosso território irá desde o deserto até ao Líbano e até ao grande rio Eufrates, estendendo-se através das terras dos hititas, e desde as terras do nascer do sol até ao mar Mediterrâneo. 5Ninguém te poderá resistir, enquanto viveres. Eu estarei contigo, tal como estive com Moisés. Não te deixarei nem te abandonarei. 6Tem coragem e firmeza, porque hás de conduzir este povo à posse da terra que eu prometi aos seus antepassados. 7Tens de ser corajoso e firme no cumprimento de toda a lei que te ordenou o meu servo Moisés. Não te desvies dessa lei nem para a direita nem para a esquerda e serás bem sucedido por onde quer que andares. 8Tem sempre presente o livro da lei. Medita nele dia e noite para cumprires o que lá está escrito, porque dessa forma hás de ter prosperidade e sucesso em tudo. 9Recorda-te do meu aviso: “Tem coragem e firmeza! Não tenhas medo nem desânimo, porque o Senhor, teu Deus, estará contigo por onde quer que andares.”»

Preparativos para a travessia do Jordão

10Josué deu então estas ordens aos chefes do povo: 11«Percorram o acampamento e digam ao povo que prepare as provisões porque daqui a três dias irão atravessar o rio Jordão a fim de ocuparem a terra que o Senhor, vosso Deus, vos dá em herança.» 12Falou também assim às tribos de Rúben, de Gad e à metade da tribo de Manassés: 13«Lembrem-se do que Moisés, o servo do Senhor, ordenou, quando disse que o Senhor, vosso Deus, vos dava a possibilidade de viverem tranquilos nesta terra a oriente do Jordão. 14As vossas mulheres, os vossos filhos e os vossos animais que fiquem aqui. Mas os homens aptos para a guerra vão à frente dos vossos irmãos para os ajudar, 15até ocuparem a terra que o Senhor, vosso Deus, lhes dará, para lá viverem tranquilos. Depois voltarão para se estabelecerem aqui nesta vossa terra que Moisés, servo do Senhor, vos deu, deste lado do Jordão, do lado donde nasce o sol.»

16Eles responderam a Josué: «Faremos tudo o que nos disseste e iremos para onde nos mandares. 17Havemos de obedecer-te em tudo, tal como obedecemos a Moisés. Basta que o Senhor esteja contigo, como esteve com Moisés. 18Quem se revoltar contra ti e desobedecer às tuas ordens será morto. Mas tu tem coragem e firmeza!»

REFLEXÃO

Por vezes, os novos pastores e ministros, têm dificuldade em suceder a alguém que esteve muito tempo no cargo e que foi, profundamente, amado. As pessoas não conseguem evitar comparar o líder novo ao antigo, geralmente, de forma desfavorável para o primeiro. Pode ser um tempo difícil, tanto para o novo pas-tor, como para a congregação. Por isso, imagina como Josué se sentiu neste momento da sua “carreira”. Alguma vez “chegaria aos calcanhares” de Moisés?

Mas, se recuarmos um pouco, vemos que Deus tinha vindo a preparar Josué para este desafio de liderança. Josué tinha testemunhado a liderança de Moisés sobre os Israelitas (Êxodo 32:17), e tinha aprendido com ele a desenvolver um verdadeiro relacionamento com Deus (Êxodo 33:11b). Uma das melhores formas de crescer na nossa vida espiritual é ter um mentor — alguém mais velho e mais sábio na fé. Se queres aprender uma determinada coisa, observa a vida de quem a pratica. Se já és cristão, há algum tempo, ora pedindo a Deus que te guie às pessoas, de quem ele deseja que sejas mentor. Este é um ministério importante.

Deus empenhou-se na tentativa de encorajar Josué para a sua tarefa. Prometeu dar-lhe terras, sucesso e uma base sólida de liderança, como tinha dado a Moisés (1:3-6). Mas, acima de tudo, prometeu estar com ele (1:5). Um dia, talvez sejas chamado para servir a Deus numa situação difícil, que vá para além das tuas capacidades. Mas, se Deus te chamou, ele vai ser consigo. As situações difíceis podem ser uma oportunidade para o experimentares.

Deus, em troca, pediu apenas uma coisa a Josué: obediência (1:7). Parece fácil, mas, não é — principalmente, porque somos pecadores. Por isso, Deus deu-lhe a sua Palavra e instruiu-o a absorvê-la completamente (1:8). Se queres viver uma vida cristã eficaz, o segredo é refletir na Palavra de Deus (meditar) e aplicar o que ela diz (fazer). Por essa mesma razão, este preciso momento, pode se a parte mais importante do teu dia.

APLICAÇÃO

Qual o desafio que se aplica melhor a ti, nesta altura: encontrar um mentor espiritual ou ser o mentor espiritual de alguém? Por-quê e como o farás?

ORAÇÃO

Pai, obrigado pelas pessoas que me influenciaram a seguir-te. Por favor, ajuda-me a continuar a crescer e mostra-me como posso ajudar outros a crescer também.

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.8
Siga-nos em: