Sociedade Bíblica de Portugal

25 – A Lei e a Terra – FI-LO À MINHA MANEIRA?

ORAÇÃOSenhor, louvo-te por seres um Deus extraordinário e amoroso. Obrigado pelas inúmeras bênçãos na minha vida.

Texto(s) bíblico

Josué 15

Hebron ficou para Caleb

13A Caleb, filho de Jefuné, foi dada uma parte dentro do território dos filhos de Judá, de acordo com a ordem do Senhor transmitida por Josué. E assim ele recebeu a cidade de Hebron, que se chamava Quiriat-Arbá, do nome do antepassado dos anaquitas. 14Caleb expulsou de lá os três descendentes de Anac, que eram Chechai, Aiman e Talmai. 15Avançou dali contra os habitantes de Debir, localidade que outrora se chamava Quiriat-Séfer 16e afirmou então: «Darei a minha filha Acsa como esposa àquele que atacar e conquistar esta cidade.» 17Conquistou a cidade o seu sobrinho Oteniel, filho de Quenaz. E Caleb deu-lhe a sua filha Acsa em casamento.

18Ora, quando ela chegou a casa do marido, convenceu-o a pedir ao seu pai terras de cultivo. Ela apeou-se do jumento e Caleb perguntou-lhe: «o que é que pretendes?» 19Ao que ela respondeu: «Quero pedir-te um favor. Já que me deste terras secas, dá-me também nascentes.» E ele deu-lhe as nascentes na encosta e no vale.

A parte de Judá

20Foi esta a parte dada à tribo de Judá, segundo o número das suas famílias. 21As cidades situadas na parte do sul, para os lados da fronteira de Edom, no Negueve, foram as seguintes: Cabecel, Éder, Jagur, 22Quina, Dimona, Adadá, 23Cadés, Haçor, Jitnan, 24Zif, Telem, Bealot, 25Haçor-Hadatá, Queriot-Hesron, ou seja, Haçor, 26Amam, Chema, Molada, 27Haçar-Gada, Hesmon, Bet-Pelet, 28Haçar-Sual, Bercheba e Beziotiá, 29Baalá, Jim, Écem, 30Eltolad, Quessil, Horma, 31Siclag, Madmana, Sansana, 32Lebaot, Chilim, En e Rimon. Ao todo, foram vinte e nove cidades com as suas aldeias.

33Na planície costeira, a tribo de Judá ficou com estas cidades: Estaol, Sora, Asná, 34Zanoa, En-Ganim, Tapua, Enam, 35Jarmut, Adulam, Socó, Azeca, 36Charaim, Aditaim, Guedera e Guederotaim. Ao todo, catorze cidades com as suas aldeias.

37Foram ainda as cidades de Senan, Hadasa, Migdal-Gad, 38Dilan, Mispá, Joctel, 39Láquis, Boscat, Eglon, 40Cabon, Lamás, Quitlis, 41Guederot, Bet-Dagon, Naamá e Maqueda. Ao todo, dezasseis cidades com as suas aldeias.

42As cidades de Libna, Éter, Achan, 43Jiftá, Asná, Necib, 44Queila, Aczib e Maressa, ou seja, nove cidades com as suas aldeias.

45Ecron, com as suas cidades e aldeias, 46e, a partir de Ecron, para o lado do mar, todas as cidades em volta de Asdod, com as suas aldeias. 47Asdod com as suas cidades e aldeias, Gaza com as suas cidades e aldeias até à ribeira do Egito, tendo por fronteira o mar Mediterrâneo.

48Na montanha, a tribo de Judá ficou com as seguintes cidades: Chamir, Jatir, Socó, 49Dana, Quiriat-Saná, que é Debir, 50Anab, Estemoa, Anim, 51Góchen, Holon e Guilo, ou seja, onze cidades com as suas aldeias.

52As cidades de Arab, Duma, Echan, 53Janum, Bet-Tapua, Afeca, 54Humetá, Quiriat-Arbá, ou seja, Hebron e Sior. Ao todo, nove cidades com as suas aldeias.

55As cidades de Maon, Carmel, Zif, Jutá, 56Jezrael, Jocdam, Zanoa, 57Cain, Guibeá e Timna, ou seja, dez cidades com as suas aldeias.

58As cidades de Halul, Bet-Sur, Guedor, 59Marat, Bet-Anot e Eltecon, isto é, seis cidades com as suas aldeias.

60As cidades de Quiriat-Baal, ou seja, Quiriat-Iarim e Rabá, isto é, duas cidades com as suas aldeias.

61No deserto, as cidades de Bet-Arabá, Midin, Secacá, 62Nibsan, a cidade do Sal e En-Guédi. Ao todo, seis cidades com as suas aldeias.

63Os descendentes de Judá não puderam expulsar os jebuseus de Jerusalém, de tal modo que ainda hoje lá vivem juntamente com eles.

Josué 16

A parte dos descendentes de José

1O território que coube aos descendentes de José começava, do lado oriental, no rio Jordão. A fronteira saía daí para a fonte de Jericó e subia pelo deserto até Betel, na montanha. 2De Betel, ou seja, Luz, seguia pelo território dos araquitas em Atarot. 3Depois descia a poente pelo território dos jafletitas até Bet-Horon-de-Baixo e até Guézer, para terminar no mar Mediterrâneo. 4Foi esta a parte que receberam os descendentes de Manassés e de Efraim, filhos de José.

A parte de Efraim

5Estas são as terras que receberam os descendentes de Efraim, segundo o número das suas famílias. A fronteira estendia-se a oriente de Atarot-Adar até Bet-Horon-de-Cima, 6seguia até Micmetat, na parte norte, para seguir depois para nascente até Tanat-Silo. Passava por Janoa 7e descia a Atarot e a Naará, tocando Jericó, para terminar no Jordão. 8De Tapua, a fronteira dirigia-se para o lado poente até à ribeira de Caná e acabava no mar Mediterrâneo. Foi este o território que coube à tribo de Efraim, segundo o número das suas famílias.

9Os descendentes de Efraim tinham também algumas cidades com as aldeias retiradas do território dos descendentes de Manassés. 10Entretanto os descendentes de Efraim não puderam expulsar de Guézer os cananeus que lá habitavam. E assim ainda hoje lá continuam a viver, mas sujeitos a fazerem trabalhos forçados.

Josué 15:13-16:27BPTAbrir na App Bíblia para todos

REFLEXÃO

Se alguma vez frequentaste a Escola Dominical ou o Culto Infantil da tua igreja, certamente, gostavas da história da queda dos muros de Jericó. PUM! Deus queria a Terra Prometida livre, de todos os que adoravam ídolos e das práticas detestáveis que faziam. A parte triste é, que apesar de os Israelitas terem tido um começo espetacular, não acabaram o trabalho, e isso provou ser a sua ruína.

Mas, esta passagem levanta uma questão desconfortável: não terá sido Deus um bocadinho extremista? Não teria sido melhor, deixar que cada um adorasse à sua maneira? A dura verdade é que Deus é o Criador e o Senhor de tudo. É essa a mensagem que ele tem vindo a transmitir através da história de Israel. Colocar as nossas próprias condições a Deus, não é adoração, mas, rejeição. O barro não diz ao oleiro o que este deve fazer (Isaías 45:9).

Isto, não quer dizer que Deus seja intolerante. Observa o que aconteceu a Raabe. Não era Judia e era uma prostituta a viver numa cidade marcada para a destruição. A Bíblia não condena o pecado dela. Mas, mostra, porém, que aqueles que se voltam para Deus e o demonstram pelas suas ações (Josué 2) serão salvos. Isto, não é intolerância; é o dom gratuito do perdão e amor abrangente de Deus. Os que insistem em seguir o seu próprio caminho correm o risco de perder esta oferta.

Imagina como te terias sentido a marchar à volta da cidade. Certamente, os Israelitas suportaram alguns insultos e humilhações, por parte, dos guardas que estavam na muralha. Mas, os caminhos de Deus não são os nossos e, mais uma vez, somos lembrados da necessidade de ouvir e obedecer a Deus. Esta é uma lição que Deus te quer ensinar, verdadeiramente, porque é a chave para o cresci-mento e para a eficácia da vida cristã.

APLICAÇÃO

Existe algum assunto por resolver na tua vida, que dificulte o teu relacionamento com Deus? Qual é, e como podes começar a lidar com isso esta semana?

oração

Pai, não alego perceber tudo a teu respeito. Mas acredito que tu és o Senhor e quero seguir-te.

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.25.2
Siga-nos em: