Sociedade Bíblica de Portugal

64 – Os milagres de Jesus – NO NOME DE JESUS

ORAÇÃOSenhor, és poderoso, grandioso e estás acima de todas as coisas. Contudo, conheces-me e amas-me. Obrigado!

Texto(s) bíblico

Cura dum homem com espíritos maus

1Jesus e os discípulos chegaram à outra margem do lago, na região de Gerasa. 2Logo que Jesus saiu do barco, um homem possuído dum espírito mau foi ao seu encontro. 3Vivia nos sepulcros e ninguém conseguia prendê-lo, nem mesmo com correntes. 4Já muitas vezes o tinham apanhado e ligado com cadeias de ferro nos pés e nas mãos, mas ele rebentava tudo e ninguém conseguia dominá-lo. 5Continuamente, dia e noite, gritava pelos montes e por entre os túmulos, ferindo-se com pedras. 6Mal viu Jesus ao longe, correu para ele, inclinou-se a seus pés 7e disse-lhe aos gritos: «Que queres tu de mim, Jesus, Filho do Deus altíssimo? Suplico-te por Deus que não me atormentes!» 8Ele disse isto porque Jesus lhe havia ordenado: «Espírito mau, sai deste homem.» 9Jesus perguntou-lhe: «Como te chamas?» Ele respondeu: «Chamo-me Multidão, porque somos muitos.» 10E pedia insistentemente a Jesus: «Não nos expulses desta região.»

11Ora andava, ali perto, uma grande quantidade de porcos a pastar no monte. 12Os espíritos maus pediram a Jesus: «Manda-nos passar para aqueles porcos.» 13Jesus consentiu e os espíritos maus saíram do homem e entraram nos porcos, que eram cerca de dois mil. Puseram-se todos a correr pelo monte abaixo até ao lago e lá se afogaram.

14Os homens que andavam a guardar os porcos fugiram e foram contar às pessoas da cidade e dos campos; estes foram ver o que se tinha passado. 15Chegaram junto de Jesus e viram o homem que tinha estado possesso já sentado, vestido e em perfeito juízo. E ficaram assustados. 16Então os que tinham assistido a tudo contaram o que acontecera ao homem e aos porcos 17e começaram a pedir a Jesus que se fosse embora dali.

18Quando Jesus ia a entrar no barco, o homem que foi curado pedia-lhe muito que o deixasse ir com ele. 19Mas Jesus recusou: «Não, vai mas é para tua casa e conta lá tudo o que o Senhor te fez e como te tratou com misericórdia.» 20O homem foi e pôs-se a contar na região das Dez Cidades tudo aquilo que Jesus lhe fez. E todos ficaram maravilhados.

REFLEXÃO

Sempre que vou a conduzir, e passo por uma loja de pornografia ou por um centro de ciências paranormais, sinto-me mais consciente da realidade do mal. Nessas alturas, costumo cantar uma música que a minha mãe me ensinou quando eu era criança: “No nome de Jesus, pelo poder de Deus. O inimigo foge, o inimigo foge.” É a minha maneira de reclamar a proteção de Deus e anunciar a sua autoridade sobre o mal.

Nesta passagem, o homem possuído por um demónio conhecia a realidade do mal (5:1-5) que estava a destruir a sua vida. É essa a agenda de Satanás — capturar e destruir a criação de Deus. Algumas pessoas pensam que o diabo é diverti-do. Mas, o mal, não é uma brincadeira e estamos todos vulneráveis ao seu ataque (1 Pedro 5:8). No entanto, apesar dos seus poderes destrutivos, Satanás sabe quem é, realmente, o mais poderoso. Quando Jesus veio à terra, Satanás foi derrotado e ele sabe-o (5:6-7).

Era de esperar, que quando Jesus curou o homem possesso, as pessoas aplaudis-sem. Acabaram-se os gritos durante a noite e o perigo para a comunidade. Mas, em vez de contentes, ficaram assustadas (5:15). Porquê? Talvez estivessem mais confortáveis com o status quo. “Oh, ele é mesmo assim.” Mas, Jesus quer trazer um tipo de cura mais radical às nossas vidas: quer quebrar a nossa dependência do pecado. E isso pode ser perturbador.

Jesus também deseja dar-nos poder para partilharmos as Boas Novas. Repara, ele não gastou tempo a ensinar o homem liberto da possessão demoníaca. Não precisava de o fazer. Tudo o que lhe disse foi: “Vai… e conta lá tudo o que o Senhor te fez e como te tratou com misericórdia” (5:19). Uma vida mudada, ainda é a afirmação mais clara e poderosa que existe do evangelho.

APLICAÇÃO

De que forma, se existir alguma, te tornaste dependente do pecado? Como te poderás abrir para receber a cura radical de Deus na tua vida?

ORAÇÃO

Senhor Jesus, convido-te a entrares naqueles lugares da minha vida onde o inimigo ainda tem domínio. Por favor, liberta-me das correntes que me prendem, para que te possa servir de todo o coração.

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.8
Siga-nos em: