Sociedade Bíblica de Portugal

93 – Os ensinamentos dos apóstolos – É CLARO, QUE TENHO CERTEZA!

ORAÇÃOSenhor Jesus, alegro-me, porque, a esperança que me ofereces-te, é mais valiosa e duradoura do que qualquer coisa que o mundo tenha para oferecer.

Texto(s) bíblico

1 Pedro 1

Saudação

1Da parte de Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, àqueles que Deus escolheu e que vivem fora da sua terra, espalhados pelas províncias do Ponto, da Galácia, da Capadócia, da Ásia e da Bitínia, 2que Deus Pai santificou pelo Espírito Santo, de acordo com os seus planos, para obedecerem a Jesus Cristo e serem resgatados dos pecados pelo seu sangue. Desejo-vos graça e paz com abundância.

Vida de esperança

3Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Ele, pela sua grande misericórdia, deu-nos uma vida cheia de esperança por meio da ressurreição de Jesus Cristo, 4e prometeu-nos uma herança que não pode destruir-se, nem perder o valor, nem estragar-se. É a herança que Deus vos reservou no Céu, 5estando, por meio da fé, guardados pelo poder de Deus para a salvação que está para se manifestar nos últimos tempos.

6É por isso que sentem alegria, embora seja necessário por algum tempo sofrerem diversas provações. 7Elas servem para pôr à prova o valor da vossa fé. Até o ouro, que pode ser destruído, é posto à prova do fogo. Também a vossa fé, muito mais preciosa que o ouro, tem de ser posta à prova, para ser considerada digna de louvor, de glória e de honra quando Jesus Cristo se manifestar. 8Apesar de não o terem visto amam Jesus Cristo, e creem nele, mesmo sem o verem ainda. E isso dá-vos uma alegria tão grande e tão intensa que nem se consegue explicar 9porque atingem a finalidade da fé, que é a vossa salvação.

10Foi a respeito da salvação que os profetas procuraram investigar e saber, e falaram a propósito da graça que agora Deus vos havia de conceder. 11Procuravam descobrir o tempo e as circunstâncias a que se referiam as indicações que lhes eram dadas pelo Espírito de Cristo. Pois o Espírito que estava neles anunciava os sofrimentos que Cristo havia de suportar e a glória que havia de receber. 12Deus fez ver aos profetas que a mensagem que anunciavam não era para eles: era-vos dirigida. Eles falavam de coisas que agora ouviram aos pregadores do evangelho, os quais por sua vez vos falaram com o poder do Espírito Santo enviado do céu. São coisas que até os próprios anjos desejam contemplar.

Viver em santidade

13Por isso, tenham o espírito preparado para a ação. Estejam atentos e ponham a esperança na graça que lhes será concedida quando Jesus se manifestar. 14Como filhos obedientes a Deus, não sigam aqueles vícios de outrora quando viviam na ignorância. 15Pelo contrário, sejam santos em tudo o que fazem, assim como Deus, que vos chamou, é santo. 16Pois a Escritura diz: Sejam santos, porque eu sou santo.

17Se invocam como Pai aquele que julga cada um conforme as suas obras sem fazer distinção de pessoas, então tenham-lhe respeito enquanto vivem neste mundo. 18Saibam que foram resgatados daquela vida inútil que tinham herdado dos antepassados. E não foi pelo preço de coisas que desaparecem, como a prata e o ouro, 19mas pelo sangue precioso de Cristo, como o de um cordeiro sem mancha nem defeito. 20Ele tinha sido destinado para isso, ainda antes da criação do mundo, e manifestou-se nestes últimos tempos para vosso bem. 21Por meio dele creem em Deus, que o ressuscitou dos mortos, e o glorificou. E assim a vossa fé e esperança estão postas em Deus.

22Aceitando a verdade, ficaram purificados, para amarem sinceramente os irmãos na fé. Tenham pois amor uns aos outros de todo o coração, 23uma vez que nasceram de novo, não de semente corruptível, mas incorruptível, por meio da palavra de Deus, que vive para sempre. 24É assim que diz a Escritura:

Todo o homem é como a erva

e toda a sua glória como a flor da erva.

A erva seca e a flor cai,

25mas a palavra do Senhor permanece para sempre.

É esta a mensagem da boa nova que vos foi anunciada.

1 Pedro 2

1Deixem portanto toda a espécie de maldade, toda a mentira, fingimento, invejas e murmurações. 2Como crianças recém-nascidas, desejem o leite espiritual e puro para com ele crescerem para a salvação, 3se é que já saborearam como o Senhor é bom.

Cristo, pedra fundamental

4Aproximem-se do Senhor, que é pedra viva, rejeitada pelos homens, mas escolhida e de muito valor aos olhos de Deus. 5Entrem, como pedras vivas, na construção de um templo espiritual, para formarem um sacerdócio santo e oferecerem sacrifícios espirituais agradáveis a Deus, por Jesus Cristo. 6Por isso, diz a Escritura:

pedra escolhida e de muito valor;

e quem acreditar nela não será desiludido.

7Como crentes, esta pedra é para vós de grande valor, mas para aqueles que não creem, cumpre-se o que diz a Escritura:

A pedra que os construtores rejeitaram

tornou-se a pedra principal do edifício.

8E diz ainda:

É uma pedra que faz tropeçar,

uma rocha que faz cair.

Eles tropeçaram por não acreditarem na palavra de Deus. Era o que lhes estava destinado.

9Convosco porém não é assim, porque são geração escolhida, sacerdócio real, nação santa, povo que pertence a Deus para proclamar as admiráveis obras daquele que vos chamou das trevas para a sua luz maravilhosa 10Antes, nem eram um povo e agora são povo de Deus. Antes, não conheciam a misericórdia de Deus e agora alcançaram essa misericórdia.

Respeitar as autoridades

11Queridos amigos, peço-vos como a estrangeiros e emigrantes neste mundo que se afastem dos desejos mundanos que combatem contra a alma. 12Tenham bom comportamento no meio dos que não conhecem a Deus. Desse modo, se eles agora vos acusam como malfeitores, hão de ver o bem que fazem e hão de louvar a Deus no dia do juízo.

REFLEXÃO

Um agnóstico é uma pessoa que diz, não ser possível conhecer Deus. Para alguns, isto é ser intelectualmente honesto — mas, na verdade, é um dilema escusado. A única coisa em que os agnósticos acreditam, é que não é possível acreditar. E isto implica muita fé.

Pedro, não foi um intelectual, mas, tinha muita certeza naquilo em que acreditava. Porquê? Porque tinha visto o Cristo ressurrecto (João 21). Quando pensamos no assunto, verdadeiramente, é a única coisa que explica, como é possível, um grupo de discípulos sem poderes sobrenaturais e sem instrução, de repente, transformar-se em evangelistas destemidos, dispostos a sofrer e a sacrificar as suas vidas. Se, soubessem que a ressurreição não era verdadeira, teriam acabado por se afastar. Mas, não o podiam fazer, porque tinham visto Jesus vivo outra vez.

Então, do que Pedro tinha assim tanta certeza? Em primeiro lugar do novo nascimento (1:3). Estar livre do pecado e reconciliado com Deus, é como ser nascido de novo (1:23; João 3:1-21). É uma vida nova. Em segundo, da esperança viva (1:3). Porque Jesus está vivo, temos uma esperança verdadeira, e não contos de fadas para nos ajudar a dormir à noite. Independentemente do que acontecer neste mundo, podes ter a sólida certeza de que um dia estarás com Jesus para sempre.

Por causa disso, devemos ser “estranhos” aos “desejos mundanos deste mundo” (2:11), e concentrar-nos em viver vidas caridosas, santas e auto-controladas (1:13-16, 22), mesmo, que tenhamos de sofrer ou que tudo corra mal. E, podemo-nos alegrar sempre porque a “grande história” tem um final feliz, para todos os que creem em Jesus Cristo e nada pode alterar isso (1:4). Entretanto, ganhamos força e amparo sabendo que somos parte da Igreja — não de um edifício, mas de um “povo que pertence a Deus” (2:9-10) que tem o Cristo vivo como líder. As Boas Novas dizem que Jesus torna a esperança possível.

APLICAÇÃO

O que te dá a certeza da tua fé? O que te dá mais esperança na vida? Como demonstras a resposta que acabaste de dar, na tua vida?

ORAÇÃO

Senhor, que a alegria da minha salvação e o meu compromisso em seguir-te de todo o meu coração, seja evidente para todas as pessoas com quem me cruzar.

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.25.2
Siga-nos em: