Sociedade Bíblica de Portugal

95 – Os ensinamentos dos apóstolos – CRISTIANISMO AUTÊNTICO

ORAÇÃOPai, obrigado por me amares. Senhor Jesus, obrigado por me salvares. Espírito Santo, obrigado por viveres em mim.

Texto(s) bíblico

Amor entre os cristãos

11A mensagem que ouviram desde o princípio é esta: amemo-nos uns aos outros.

12Não como Caim, que era do Maligno e matou o seu irmão. E por que é que ele o matou? Porque as suas ações eram más, ao passo que as do seu irmão eram justas.

13Não se admirem, irmãos, se os que são do mundo vos odeiam.

14Nós sabemos que passámos da morte para a vida porque amamos os irmãos. Aquele que não ama ainda está morto. 15Todo aquele que tem ódio ao seu irmão é um assassino. E sabem que os assassinos não têm dentro de si a vida eterna.

16Eis como nós podemos saber o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós; portanto, também nós devemos dar a nossa vida pelos nossos irmãos.

17Se alguém possui bens neste mundo e, vendo o irmão em necessidade lhe fechar o seu coração, como permanecerá nele o amor de Deus? 18Meus filhos, não amemos com palavras e discursos, mas com ações e com verdade.

Confiança em Deus

19Desta maneira sabemos que somos da verdade e que a nossa consciência se pode sentir tranquila diante de Deus. 20Se o nosso coração nos acusa, Deus é maior do que o nosso coração e conhece tudo.

21Queridos amigos, se o nosso coração não nos acusa, temos plena confiança em Deus 22e tudo aquilo que lhe pedirmos havemos de o receber, porque obedecemos aos seus mandamentos e fazemos aquilo que lhe agrada.

23E aquilo que ele nos mandou é que acreditemos em Jesus Cristo, seu Filho, e nos amemos uns aos outros como ele nos mandou.

24Aquele que obedece aos mandamentos de Deus permanece em Deus e Deus nele. E sabemos que Deus está em nós graças ao Espírito que ele nos deu.

O Espírito de Deus|Espírito Santo. Espírito do Senhor. Espírito de Deus. e o espírito do Anticristo

1Queridos amigos, não deem crédito a qualquer espírito, mas verifiquem se os espíritos são de Deus, porque há muitos falsos profetas espalhados pelo mundo. 2É assim que podem reconhecer se alguém tem o Espírito de Deus: todo aquele que confessar que Jesus Cristo se fez homem é de Deus. 3Mas todo aquele que não confessa isto acerca de Jesus não é de Deus. Este é o espírito do Anticristo de quem ouviram dizer que havia de vir. Pois bem, ele já está no mundo.

4Meus filhos, vocês são de Deus e venceram os falsos profetas, porque aquele que vive em vocês é mais forte do que aquele que está nos que são do mundo. 5Eles pertencem ao mundo; por isso falam à maneira do mundo, e o mundo dá-lhes ouvidos. 6Mas nós pertencemos a Deus. Quem conhecer a Deus escuta-nos; quem não pertencer a Deus não nos ouve. É assim que nós podemos distinguir entre o Espírito da verdade e o espírito do erro.

Deus é amor

7Queridos amigos, amemo-nos uns aos outros porque o amor vem de Deus. Todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece-o. 8Aquele que não ama não conhece a Deus, uma vez que Deus é amor.

9Foi assim que Deus mostrou o seu amor por nós: enviou o seu Filho único ao mundo, para recebermos a vida por meio dele. 10E esse amor consiste nisto: não fomos nós que amámos a Deus, mas foi ele que nos amou e nos enviou o seu Filho para ser sacrifício de expiação pelos nossos pecados.

11Queridos amigos, se Deus nos amou desta maneira também nós devemos amar-nos uns aos outros. 12Nunca ninguém viu Deus. Se nós nos amarmos uns aos outros, Deus está em nós e o seu amor realiza-se de forma perfeita na nossa vida.

13A prova de sabermos que vivemos em Deus e Deus em nós é que ele nos concedeu participar do seu Espírito.

14Nós vimos e damos testemunho de que o Pai enviou o seu Filho para ser o Salvador do mundo. 15Todo aquele que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus vive nele e ele em Deus.

16Nós sabemos e acreditamos que Deus nos ama. Deus é amor: aquele que vive no amor permanece em Deus e Deus nele. 17Deste modo, o amor de Deus torna-se perfeito em nós, a fim de termos confiança para o dia do juízo, pois tal como ele é também nós somos neste mundo. 18O amor não conhece o medo. O amor verdadeiro afasta o medo. Quem tem medo receia o castigo e, por isso, quem tem medo não é perfeito no amor.

19Nós amamos porque Deus nos amou primeiro. 20Se alguém diz que ama a Deus mas tem ódio ao seu irmão é um mentiroso. Aquele que não ama o seu irmão, a quem vê, como pode amar a Deus, a quem não vê! 21O mandamento que Jesus nos deixou é este: aquele que ama a Deus deve também amar o seu irmão.

1 João 3:11-4:21BPTAbrir na App Bíblia para todos

REFLEXÃO

“Não tenho bem a certeza de quando me tornei Cristão.” Algumas pessoas preocupam-se demasiado com esta questão; outras, não se preocupam o suficiente. O mais importante é saberes que, agora, és um Cristão. Então, quais são as marcas de um verdadeiro Cristão? João oferece-nos três características fundamentais.

A primeira é acreditar em Jesus Cristo (3:23). Este, é o fundamento da genuína fé Cristã. Acreditar significa, pelo menos, duas coisas: concordar que Jesus é quem disse ser – o ressurrecto Filho de Deus, e seguir os seus mandamentos. Uma vez que tenhas decidido dar estes passos, nada te poderá separar do amor de Deus (Romanos 8:31-39).

A segunda característica de um verdadeiro Cristão é receber o Espírito Santo (4:13). Há uma grande controvérsia acerca do trabalho do Espírito Santo na Igreja, hoje em dia. Alguns querem limitar a sua ação, provavelmente, em reação aos que a enfatizam demais. Contudo, o Novo Testamento é claro ao referir, que o Espírito Santo não é algo à parte ou reservado a um grupo de pessoas. Ele está aqui, disponível para todos os seguidores de Jesus (Atos 2:14-21).

A terceira marca de um verdadeiro Cristão é amar os outros (3:11, 23; 4:21). João é contundente neste ponto (3:15; 4:7-8), mas Jesus também o foi (4:11; 3:23b). Se quiseres saber o que é o amor, pensa no que Jesus fez, ao dar a sua vida pelos outros (3:16). Este é o padrão de amor mais sublime. Podes não ser chamado para sofrer como mártir, mas, João está a dizer, que o amor Cristão requer sacrifício.

João sabia o que era o Cristianismo autêntico, porque, tinha estado com Jesus. E deixou-nos o seu relato, como testemunha ocular, para que tivessemos a certeza e a alegria de o conhecer também (1:1-4)

APLICAÇÃO

Já alguma vez deste ou recebeste amor sacrificial? Quando? Há alguma característica do Cristianismo autêntico na tua vida?

ORAÇÃO

Senhor Jesus, acredito que és o Filho de Deus e que estás vivo. Dá-me poder, pelo teu Espírito, para seguir-te de todo o meu coração.

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.19.0
Siga-nos em: